Numa pista de média de velocidade alta, a cidade de Rolim de Moura foi palco no último fim de semana da 8ª Etapa d Estadual de Velocross 2011, com uma corrida de muitas emoções, poeira e show de velocidade dos pilotos envolvidos. Prestigiados por um grande público que compareceu na pista montada no espaço do Parque de Exposição, a prova foi bastante movimentada, com os pilotos andando em ritmo bastante forte e proporcionando grandes disputas pelas primeiras posições. Ozias Vieira # 5 de Rolim de Moura, Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste, Hérico Flores # 706, de Alta Floresta e Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura foram os grandes vencedores da prova de Santa Luzia.
A prova que aconteceu numa parceria da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a prefeitura de Santa Luzia do Oeste, promoção local do piloto José Pereira, foi marcada também por ma trabalho social, onde foi realizado arrecadação de centenas de kilos de alimentos não perecíveis, que serão repassados através da Secretaria de Ação Social, entidades assistências e famílias carentes do município. O evento foi prestigiado pelo senador Ivo Cassol, prefeito Lusa da Cassol e vereadores.
Ozias vence com Marcelinho fazendo a festa na 100cc
Abrindo as disputas da oitava Etapa do Estadual de Velocross 2011, a categoria 100cc foi a primeira a entrar na pista, onde os pilotos Josemar Dias # 44 e Marcelo Araújo # 80, ambos da cidade de Cacoal, líder e vice líder respectivamente da temporada na categoria, não estiveram no melhor dia. Ainda no warm-up, Josemar acabou caindo e conseguiu brigar por uma melhor posição na largada. Marcelo, ao contrário, andou bem nos treinos, mas na prova, após largar bem e assumir a ponta, acabou tendo problemas com sua moto e teve de abandonar a prova. Ozias Viera # 5 de Rolim de Moura levou a melhor, com Odair Meirelles # 51 e Cléber Júnior # 6 chegando na cola. Na segunda bateria, mais uma vez Josemar não conseguiu ir bem e Marcelo, com uma moto reserva, foi ficou nas últimas colocações. Marcelo Sá # 18, de Santa Luzia foi o grande vencedor da bateria, ficando sem segundo na classificação geral, atrás de Ozias.
Canale vence etapa e bota mão no título da Sênior
Contando na pista com um número bastante expressivo de pilotos, a categoria Sênior foi marcada por uma disputa forte, onde mais uma vez o líder da temporada na categoria,
Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste, foi absoluto, fazendo uma prova forte e impondo o seu ritmo para vencer de ponta a ponta e com folga as duas baterias disputadas. Leandro Silva # 44, de Alta Floresta do Oeste foi o segundo colocado no geral, enquanto Aguinaldo Feliciano, o “Piriquito” # 5, de Espigão do Oeste foi o terceiro colocado, José Pereira # 37, de Santa Luzia foi o quarto e Gean Antônio # 43, de Vilhena completou o pódio. Com mais esta vitória conquistada, Canele praticamente assegurou a conquista do título de campeão da temporada, na categoria par pilotos dos 35 anos acima.
Líder Hérico Flores vence duelo com Flavim na 150cc
Marcada por grandes disputas e muito equilíbrio a cada prova disputada, a categoria 150cc teve um duelo a parte entre os pilotos Hérico Flores # 706, de Alta Floresta do Oeste, com Flávio Pereira # 18, de Santa Luzia. Na primeira bateria do dia da categoria 150cc, o piloto da casa largou bem e assumiu a ponta, com o líder Hérico Flores na sua cola. Os dois pilotos travaram uma disputa ferrenha com Flavim se mantendo á frente até as últimas voltas, quando perde o traçado, cai e permite que Hérico ganhe a ponta para vencer. Já na segunda bateria, Flavim saiu na frente, mas ainda na primeira curva acabou perdendo várias posições. Hérico ganhou a ponta e se manteve até o final. Correndo com o apoio do público local, Flavim fez uma corrida de recuperação e assumiu a segunda posição, deixando Emerson Rodrigues # 51, de Rolim de Moura em terceiro. Suspeitando de adulteração no motor de Flavim, Emerson entrou com recurso solicitando a abertura do motor, contudo sem chegar a uma decisão sobre a potência, Marcelo Brandão, diretor de provas e presidente do Juri deixou o resultado para ser decidido após avaliação de um perito.
Felipe Carvalho passeia na categoria Força Livre
Fazendo uma grande temporada, o piloto Felipe Carvalho # 112 (Canopus Moto) de Rolim de Moura, campeão Estadual de Motocross 2011 nas categorias MX Estreante a Força Livre Nacional, caminha para mais uma dupla conquista no ano também no Velocross. Na disputa da categoria Força Livre, Felipe venceu as duas baterias, sendo que na primeira , Mateus Chagas # 118, de Santa Luzia do Oeste voltando as pistas após mais de um ano sem competir, largou na ponta e abriu boa vantagem, mas não agüentou manter o ritmo e Felipe assumiu a ponta, com Valdinei Correia # 88, de Pimenta Bueno em segundo. Na segunda bateria mais uma vez largou bem, mas ainda nas primeiras voltas perdeu o traçado e várias posições. Felipe Carvalho voltou a vencer, ampliando sua vantagem para os demais concorrentes. A outra novidade na categoria, foi a esteia do líder da 100cc, Josemar Dias Finoti # 444, ficando na quinta posição geral.
No duelo com Vitim, Felipe amplia liderança na 230cc.
Sem trégua para descansos, o vencedor da categoria Força Livre Felipe Carvalho # 112 (Canopus Moto) de Rolim de Moura fez mais uma grande prova na disputa da 230cc, onde travou duelo ferrenho com o cacoalese Victor Carlos #vencedor da categoria Força Livre Felipe Carvalho # 112 (Canopus Moto) de Rolim de Moura fez mais uma grande prova na disputa da 230cc, onde travou duelo ferrenho com o cacoalense Victor Carlos # 4. Apesar do forte calor e da poeira, Felipe Carvalho andou em ritmo bastante forte, vencendo a primeira bateria, com João Roberto em segundo. Já na segunda bateria Vitim largou na frente, com Felipe na sua cola. Depois de várias voltar de pegas, Vitim erra e o líder Felipe volta á frente para se manter até a bandeirada final. Com o resultado, o jovem Felipe ficou bem mais perto de mais um feito na temporada.
Para a realização da oitava Etapa do Estadual de Velocross 2011, a Federação de Motociclismo de Rondônia contou com a parceria da Prefeitura de Santa Luzia do Oeste e piloto José Pereira, promotor local da prova, apoio Governo de Rondônia, senador Valdir Raupp, senador Acir Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputado federal Moreira Mendes, deputado estadual Valdivino Tucura, Kaká Mendonça, Castilho Estrutura Metálicas, Ciclo Cairu, Lind’Água, Cairu Transportes, Decar Autos Peças e Rondoniaovivo.
Resultados geral da 8ª Etapa do Estadual de Velocross 2011
Categoria 100cc
1º - # 5 - Ozias Viera – Rolim de Moura
2º - # 18 – Marcelo Sá - Santa Luzia do Oeste
3º - # 6 – Cléber Júnior - Cacoal
4º - # 706 – Tarcísio Poli – Alta Floresta do Oeste
5º - # 44 – Josemar Dias - Cacoal
Sênior
1º - # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2º - # 44 – Leandro Silva – Alta Floresta do Oeste
3º - # 5 – Aguinaldo Feliciano – Espigão do Oeste
4º - # 37 – José Pereira – Santa Luzia do Oeste
5º - # 43 - Gean Antônio - Vilhena
150cc (Extra-Oficial)
1º - # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta do Oeste
2º - # 18 – Flávio Pereira – Santa Luzia do Oeste
3º - # 75 – André Carbonera - Cacoal
4º - # 27 Genaldo Nogueira – Santa Luzia do Oeste
5º - # 6 – Vanderlei Júnior – Rolim de Moura
Força Livre
1º - # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
2º - # 88 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
3º - # 5 – Aguinaldo Feliciano – Espigão d Oeste
4º - # 777 – Patrick de Brito - Vilhena
5º - # 444 – Josemar Dias Finoti - Cacoal
230cc
1º - # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
2º - # 4 – Victor Carlos - Cacoal
3º - # 39 – João Roberto Chagas – Santa Luzia do Oeste
4º - # 961 – Diego Ferrari – Espigão do Oeste
5º - # 102 – Walcenir “Leitão” Montes – Rolim de Moura