O Comitê de Árbitros da CONMEBOL divulgou no último dia 07/09, a relação com os nomes dos 10 árbitros e 10 árbitros assistentes que irão atuar na Copa Santander Libertadores Feminina da América 2010, que será realizado em São Paulo no período de 02 a 17 de Outubro.
As convocadas são todas mulheres, oriundas de dez países, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Venezuela, Uruguai, Peru e Brasil, sendo duas oficiais de arbitragem por país e o futebol rondoniense recebe uma grande noticia para a arbitragem do Estado.Rondônia mais uma vez, entra para a história do futebol e desta feita mundialmente.
A árbitra assistente Márcia Bezerra Lopes Caetano pertencente ao quadro da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), CBF e FIFA, foi convocada pela CONMEBOL para atuar na Copa Santander Libertadores Feminina 2010. Márcia irá representar o Estado e a região Norte na competição internacional. A outra brasileira convocada é Simone Xavier de Paula e Silva (árbitro) do Rio de Janeiro.
A oficial de arbitragem rondoniense esteve participando no período de 30 de agosto a 04 de setembro, na cidade de Florianópolis de aprimoramentos técnico e prático, avaliações físicas padrão FIFA e teóricas (inglês e português), e análise do trabalho desenvolvido na primeira fase das competições coordenadas pela CBF. O evento esteve sob a supervisão da CA-CBF, os trabalhos com os instrutores: Horacio Elizondo, da Argentina (RAP-FIFA instrutor técnico), Amelio Andino, do Paraguai (oficial de desenvolvimento do RAP-FIFA), Cristian Rosen, da Argentina (instrutor físico); os integrantes da comissão de ensino da CBF Aristeu Tavares, Manoel Serapião, Milton Otaviano, Silvia Oliveira e Dionisio Domingos e, também, o acompanhamento de um profissional da área de psicologia (Marta Magalhães Sousa).
Destaque em 2008, Márcia Bezerra ganhou notoriedade nacional ao ser classificada para o Ranking Nacional da CBF, qualificada e escalada para jogos da serie A do Campeonato Brasileiro, atuou na Final do 2º turno do Campeonato Cearense, em junho, Márcia foi premiada pela FFER na Festa do Oscar do Futebol Rondoniense como melhor assistente do Campeonato Estadual. Eleita pela imprensa esportiva do Estado. Ainda em junho, a rondoniense foi convidada pela Comissão de Arbitragem da CBF para fazer os Testes Físicos da FIFA, que aconteceu no Centro Esportivo Célio de Barros, no Rio de Janeiro.
Com a convocação para a FIFA, a assistente entrou para a história do futebol e da arbitragem de Rondônia, como o primeiro oficial da arbitragem do Estado a integrar todos os quadros da arbitragem (Estadual - FFER, Nacional - CBF e Internacional – FIFA).
Márcia é a única oficial de arbitragem da região Norte a fazer parte do quadro internacional de árbitros da FIFA e convocada pela CONMEBOL, o que coloca Rondônia em destaque no cenário internacional e mundial em se tratando de arbitragem Brasileira.
Márcia iniciou sua carreira na arbitragem ainda na sua adolescência, em Porto Velho, em 1997 entrou para o Quadro Estadual de Arbitragem da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia), em 1998 já fazia parte da RENAF (Relação Nacional de Árbitros de Futebol) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Escalada para Guarani x Atlético Paranaense pela Série A, jogo deste domingo (12) e Santo André e Paraná Clube terça-feira (16), é parte da preparação para a Copa Libertadores Feminina. Márcia irá nesta segunda-feira (13) e terça pela manhã participar de aprimoramentos na Escola de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol.