No dia 24 de fevereiro de 2010, às 07:30h, será realizada, em Porto Velho, a “Corrida da Paz”. O evento tem como objetivos comemorar o aniversário do Conselho Internacional de Esporte Militar - CISM (da sigla em francês Conseil International du Sport Militaire), celebrar a paz e promover os V Jogos Mundiais Militares, os “Jogos da Paz”, que serão disputados na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2011. O evento contará com a participação de integrantes de todas as Organizações Militares da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediadas nesta guarnição, e terá início e término em frente ao Quartel General da Brigada.
Os V Jogos Mundiais Militares serão o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil, e reunirão cerca de 7 mil participantes. Serão aproximadamente 4.900 atletas e 1.800 delegados vindos de mais de 100 países. Serão disputadas 20 modalidades esportivas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia.
O Brasil deverá participar com 250 atletas e estará representado em todas as modalidades.A escolha do Brasil para sediar os V Jogos Mundiais Militares aconteceu em maio de 2007, em Oagadugu (Burkina Faso/África), durante reunião do Conselho Internacional do Esporte Militar. O país disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a grande infra-estrutura esportiva já criada no Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos, a experiência brasileira na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades brasileiras ao projeto pesaram a favor do Brasil e foram decisivos na vitória.
Os Jogos Mundiais Militares foram criados pelo CISM e acontecem a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos. A primeira competição ocorreu em 1995, em Roma. Mais de 4 mil atletas de 93 países disputaram 17 modalidades esportivas. Os jogos seguintes ocorreram em Zagreb (1999), Catânia (Itália/2003) e Hyderabad (Índia) e receberam, ao todo, 16 mil atletas.
O Conselho Internacional do Esporte Militar foi criado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948, por cinco países: Bélgica, Dinamarca, França Luxemburgo e Holanda. Surgiu dentro de um espírito pacifista e de integração das nações após os conflitos que tumultuaram a Europa na primeira metade do Século XX. Hoje, o CISM tem 130 países membros de todos os continentes. Reúne mais de 1 milhão de atletas militares ao redor do mundo. É a terceira entidade desportiva do mundo, depois da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Olímpico Internacional (COI).