Com o objetivo de ampliar os conhecimentos de sua equipe técnica, no último fim de semana a Federação de Motociclismos de Rondônia promoveu um seminário com Alexandre Caravana, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo – CMB. O evento que serviu para capacitação dos diretores da FMR, aconteceu no último sábado, no auditório do Fórum de Justiça do município de Espigão do Oeste.
Durante todo o dia, diretores e equipe técnica da federação interagiram com o presidente da CBM, sobre regulamentos, normas básicas, segurança e atitudes corretas de procedimentos a cada situação vivida no dia a dia nos eventos de motociclismo.
Entre os vários temas debatidos, Alexandre Caravana deu ênfase aos procedimentos de direção de provas, falando sobre a autonomia e responsabilidade do diretor, que além de amplo conhecimento, deve ser exercer sua função com total concentração e sintonia com os demais membros da comissão técnica. O palestrante deu exemplos de algumas situações em que cabem atitude firme e coerente do diretor, prezando sempre a segurança dos pilotos e público presente.
Caravana esclareceu também detalhes como as obrigações dos bandeirinhas, ordem e função de cada cor de bandeira, de forma a não interferir no rendimento dos pilotos na pista, mas orienta-los corretamente em cada situação durante a corrida.
Respondendo a cada questionamento, o instrutor expôs sobre qual o sistema mais adequado nos treinos de classificatórias, assim como penalizações, situações que cabem recursos,valor do valor e a sua hierarquia.
No final das explanações, o palestrante aplicou um questionário para avaliação final dos participantes, que mostrando ter absorvido bem os ensinamentos do seminário, responderam com um ótimo índice de acertos das questões.
A noite o presidente Alexandre Caravana participou da solenidade de entrega das premiações aos pilotos campeões da temporada 2009 de motocross e velocross, onde compôs a mesa com as demais autoridades e ao fazer uso da palavra falou do quando o motociclismo de Rondônia representa no cenário nacional. Segundo Caravana, graças ao trabalho grandioso do presidente Reinaldo Selhorst, hoje o motocross de Rondônia serve de parâmetro para os demais Estados do Brasil.