Com a pena imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), ao Ji-Paraná, impedindo-o de participar das competições promovidas pela FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) no ano de 2010, o Departamento Técnico da entidade confirmou nesta quarta-feira o acesso do Cruzeiro à elite do futebol local.
O clube porto-velhense retorna a Primeira Divisão, após o não comparecimento do Ji-Paraná à decisão da Segundinha do Campeonato Rondoniense 2009 diante do Moto.
No processo 044, a Comissão Disciplinar do TJD decidiu, na semana passada, por unanimidade proibir o Galo da BR de participar do subseqüente campeonato realizado pela FFER, após não comparecer a partida do dia 17 de outubro diante do Moto, no estádio Aluízio Ferreira, pelo jogo da volta da decisão da Segundinha.
O Ji-Paraná foi incluído no Artigo 203 (Deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade. Pena: perda de pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento, e proibição de participar do campeonato, torneio ou equivalente, subseqüente, da mesma entidade de administração).
De acordo com o regulamento da Segundinha, em seu capítulo VI, Art. 9°, em seu parágrafo 1°, que trata sobre acesso, diz: “Caso haja desistência ou impedimento, tanto da equipe campeã quanto da equipe vice-campeã, em participar do Campeonato Rondoniense 2010, assumirá a vaga a associação melhor classificada no campeonato”. Assim, com a eliminação do Galo da BR, vice-campeão, o Cruzeiro, que terminou a Segundinha na terceira posição, conquistou o acesso à elite.
A Primeira Divisão do Campeonato Rondoniense 2010 será disputada por oito clubes, sendo eles: Ariquemes, Cruzeiro, Espigão, Genus, Moto, Rolim de Moura, Shallon e VEC.