Após conquistar o título do Campeonato Rondoniense 2009, a diretoria do VEC enviou na última terça-feira documento à FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) confirmando a desistência da Série D do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o VEC vive problemas financeiros, onde ainda não quitou a folha salarial do clube (restam ainda R$ 18 mil) além de um débito de R$ 22 mil no comércio de Vilhena. Até o próximo final de semana, a diretoria do Lobo do Cerrado pretende pagar os jogadores, que em campo fizeram seu papel e levantaram a taça de campeão estadual no último sábado.
Já nesta quarta-feira, a diretoria do Genus, atual vice-campeão, entregou a entidade, documento confirmando a sua participação na competição nacional. A FFER já informou o representante do estado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O Genus integra o grupo 1 da Série D do Campeonato Brasileiro ao lado do Nacional-AM, únicas equipes confirmadas na chave até o momento. Roraima e Acre ainda não definiram seus representantes para a competição nacional.