Direto de Buenos Aires - De todos os brasileiros que se apresentaram hoje na vistoria técnica do Dakar 2009, o rondoniense João Tagino, de 39 anos, era o mais alegre. Emocionado com a estréia no maior rali do mundo, o piloto não escondeu a ansiedade.
“Chegamos três dias atrás, estava ansioso, mas ainda não tinha entrado no clima do rali. Ontem, quando vimos as equipes chegarem e fez-se essa maravilha que é o Parque Fecahado, e hoje, com essa correria gostosa que é estar na vistoria do Dakar é que estamos entrando no clima, loucos para acelerar”, disse Tagino.
Para ele, apenas terminar essa edição de estréia no maior rali do mundo já será uma vitória. “Minha idéia é chegar. Não busco colocação nenhuma. Vou na boa, meu objetivo é terminar, depois desses dez mil quilômetros”, contou.
Tagino é o piloto brasileiro que saiu de mais longe até chegar em Buenos Aires. Mesmo de avião, a viagem de Manaus até a capital argentina levou quase 24 horas, contando escalas e conexões. “Mas vale muito a pena, faria dez vezes se fosse preciso”, comentou.
Primeiro circuito - A verificação administrativa do Dakar 2009 já é o primeiro teste de orientação da prova. Diversos boxes formam um circuito pelo qual todos os competidores precisam percorrer. Cada box tem seu equipamento ou burocracia: GPS, seguro, médico, foto oficial, verificação de capacete e vários outros. Tagino até que saiu bem no primeiro teste, com a ajuda
A estrutura montada em La Rural, centro de exposições em Buenos Aires lembra uma feira de negócios, porém freqüentada por homens de uniformes coloridos com capacetes e documentos a tiracolo.
As verificações seguem até amanhã e no dia 3 todos os veículos estarão prontos para a largada da primeira etapa, de 733 quilômetros até Santa Rosa de la Pampa.
APOIO
João Tagino participa do Dakar 2009 com o patrocínio do Governo do Estado de Rondônia, Rondoservice, Rondobras, Star Motos, Rodão Motos, Rondomotos, Deputado Valdivino Tucura, Federais do Barro, Construtora Vanvera, Assembléia Legislativa de Rondônia, Argamassa Argamaxi, Index Informática, Socibra, Faculdade de Porto Velho e Academia Win.