O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho, foi o grande campeão na modalidade voleibol de quadra nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer-2008), cuja final aconteceu de quinta-feira a domingo (21 a 24), em Rolim de Moura. As quatro equipes da escola, das categorias infantil e juvenil masculina e feminina, conquistaram o título de campeãs e com isso garantiram o direito de representar Rondônia nas Olimpíadas Escolares, que serão realizadas de 18 a 28 de setembro, em Poços de Caldas (MG); e de 6 a 16 de novembro, em João Pessoa (PB), nas categorias infantil e juvenil, respectivamente.
No vôlei de areia, categoria infantil, as equipes campeãs foram da escola estadual Aluízio Ferreira, de Ji-Paraná (feminina) e da escola municipal Ana Néri, de Rolim de Moura (masculina); enquanto na categoria juvenil feminina foi a equipe da escola estadual Santa Ana, e a masculina foi da escola estadual Capitão Godói, de Guajará-Mirim.
Na modalidade basquetebol, categoria infantil, venceram os alunos da escola estadual Barão do Solimões (masculina) e do colégio Dom Bosco (feminina), ambos de Porto Velho; enquanto na juvenil sagraram-se campeãs as equipes do Dom Bosco (masculina e feminina).
Com a proposta de garantir maior comodidade e conforto às equipes, no que se refere ao transporte e toda estrutura do Joer, a coordenadora de Esporte e Cultura da Seduc, Márcia Cassol, anunciou que por decisão da secretária Marli Cahulla as finais das demais modalidades foram adiadas para o mês de setembro. No caso do futebol de salão e handebol, as partidas serão realizadas de 10 a 13, em Candeias do Jamari e Ouro Preto do Oeste, respectivamente. Os campeões do judô, karatê, taekwondo e natação serão definidos de 11 a 13, em Porto Velho, datas em que acontecerão também as disputas do atletismo e ciclismo, em Ji-Paraná. Já a final do futebol está prevista para o período de 17 a 20, no município de Jaru.
Independente da conquista de títulos, em nome do Governo do Estado a secretária Marli Cahulla parabenizou a todos os alunos, tanto da rede pública quanto da particular, pelo espírito esportivo refletido por cada um que compete de forma saudável, priorizando não só a vitória, mas também a interação e o intercâmbio de conhecimentos e cultura.