ESPAÇO ABERTO: Mesmo com o fim das convenções até dia 15, mudanças podem ocorrer na política

ESPAÇO ABERTO: Mesmo com o fim das convenções até dia 15, mudanças podem ocorrer na política

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

RETA FINAL
 
Essa semana é decisiva para as definições na política de Rondônia. Há quem aposte que o governador Marcos Rocha pode voltar atrás e ceder às pressões sobre a escolha do nome para vice.
 
MUDANÇA
 
Após o desconforto provocado entre os aliados pela escolha de Sérgio Gonçalves, Marcos Rocha teria puxado o freio e repensado a formação final da chapa. Como legalmente o nome pode ser trocado até 15 de agosto, Existe a possibilidade de que o governador reveja sua decisão.
 
IRMÃO
 
O chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, irmão de Sérgio, que coordena a campanha de Marcos Rocha, é um dos que entende que o vice deveria ser alguém com grande penetração no interior e afinado com um dos partidos aliados.
 
 
IRMÃO 2
 
Junior foi voto vencido na hora da escolha e segue trabalhando. Aliás, no fim de semana ele viajou pelo interior- Buritis, Monte Negro, Cujubim, Campo Novo e Ariquemes- cumprindo agenda institucional e, claro, ajustando apoios e parcerias que ainda faltam para o início efetivo da corrida à reeleição.
 
IRMÃO 3
 
Junior revelou a amigos próximos que respeita a opinião do governador, e por ele o caso está encerrado. Não vai alterar sua estratégia de campanha e segue trabalhando pela reeleição de Marcos Rocha.  
 
LEI
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite as substituições de candidatos, caso assim o partido desejar. Elas podem acontecer, após o registro, quando a candidatura for indeferida, cancelada ou cassada, ou ainda por meio de renúncia ou falecimento após o prazo final do registro.
 
ESTATUTO
 
Nestes casos, o TSE determina que “a escolha de substituta ou substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até 10 dias contados do fato". 
 
MUNICÍPIOS
 
O presidente da Associação dos Municípios de Rondônia (ARON), Célio Lang, disse que os prefeitos estão livres para apoiar quem quiserem na campanha. Célio destaca que a opção política de cada um não interfere no trabalho da entidade. 
 
 
MUNICÍPIOS 2
 
Sobre a escolha do vice feita pelo governador Marcos Rocha, Lang tem o mesmo entendimento de Junior Gonçalves. "Seria algo natural o governador escolher uma liderança do interior, já que ele está forte na capital. Mas Sérgio é um empresário forte e não deixa de ser um bom nome" argumenta Lang.
 
SENADO
 
O ex-senador Expedito Junior disse que até quinta-feira define seu futuro político. Expedito esclarece que vem analisando todas as possibilidades diante do que já foi praticamente definido pelos partidos que disputarão o Governo.
 
SENADO 2
 
"Embora todas as pesquisas que venho recebendo semanalmente me coloquem em boa posição, a decisão de uma candidatura precisa ser em grupo. O custo é muito alto e envolve também toda a nominata partidária", destaca.
 
SENADO 3
 
Expedito diz que caso não venha confirmar sua candidatura ao Senado, vai trabalhar pelo projeto que entende ser o melhor para o Estado de Rondônia. "Temos bons nomes na disputa ao governo e isso já é um ganho para a população", aponta o ex-senador. 
 
DEFINIDO
 
O ex-governador Daniel Pereira, candidato ao governo, mandou mensagem avisando que a Frente Democrática terá a presença do PDT, com o professor Benedito Antonio Alves como candidato ao Senado Federal.
 
JUNTOS
 
O PDT deverá ter o apoio do SOLIDARIEDADE, PT, PSB, PC do B e PV. A chapa deverá ser composta ainda pela empresária Ana Gurgacz, como 1ª Suplente e o Professor Pantera ocupará a 2° Suplência.
 
FECHADO
 
O PSB fez ontem na Câmara de Vereadores de Porto Velho, sua convenção partidária. A nominata para estadual terá nomes como Lazinho, Chiquinho, Crispim, Hernandes Amorim. Para federal os nomes de destaque são Mauro Nazif, Vinicius Miguel, Paulinho do cinema e as professoras Val e Cleonice.
 
 
FECHADO 2
 
No mesmo horário do PSB, SOLIDARIEDADE, PT, PC do B e PV também fizeram sua convenção na sede do Sindicato dos Servidores Federais, na região central de Porto Velho. No próximo dia 05 o PDT fechará o processo de convenções.
 
MDB
 
O apoio do partido à reeleição do governador Marcos Rocha trouxe dividendos para o presidente sigla no estado, deputado Lúcio Mosquini. Mosquini de longa data vinha batendo o pé que Rocha deveria ser a opção do MDB, contrariando o senador Confúcio Moura, que se sentiu traído pelo governador.
 
MDB 2
 
Na convenção virtual do partido, Rocha recebeu 50 votos. O dobro da votação do segundo colocado, que foi o deputado Léo Moraes com 17 votos. Marcos Rogério teve 11 votos e Daniel Pereira 02.
 
MDB 3
 
Realmente o MDB é um partido que precisa ser estudado pela Nasa. Confúcio Moura foi praticamente isolado dentro da legenda e Daniel Pereira, que manteve um governo conciliador enquanto esteve no cargo, também foi preterido.
 
 
RINDO À TOA
 
Um apostador de Guajará-Mirim passou o fim de semana em estado de graça. A Quina, loteria da Caixa Economia Federal, premiou na sexta-feira uma aposta feita na única lotérica da cidade. 
 
RINDO À TOA 2
 
Os números sorteados foram 03-25-50-56 e 78. O felizardo levou o prêmio principal no valor de R$ 690.005,27.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS