OPÇÃO
A decisão do Governador Marcos Rocha de indicar o ex-secretário Sérgio Gonçalves como vice em sua chapa pode comprometer todo o projeto político. "Outra vez uma decisão autoritária, sem consultar apoiadores" , disse um aliado.
ESPERA
Como no dia da convenção do União Brasil, o governador não anunciou nome do vice, a expectativa de partidos que pretendem lhe apoiar seria de que haveria uma conversa para se chegar a um consenso.
DECISÃO
Não houve. Marcos Rocha teria decidido sozinho indicar o nome do empresário Sérgio Gonçalves para ocupar a vaga de vice em seu projeto de reeleição. O chefe da Casa Civil foi contra a indicação.
ENTENDIMENTO
Junior Gonçalves, que é irmão de Sérgio e coordenador da campanha de Marcos Rocha, teria colocado em reunião que preferia um nome de consenso, ligado a um partido forte, com boa penetração no interior. Foi voto vencido.
APOIO
O perfil de vice-governador idealizado por Júnior Gonçalves é o mesmo de deputados da base aliada do governo na Assembleia Legislativa. Seria alguém de um partido organizado e já conhecido pelo trabalho político.
RUSGAS
Deputados da base que conversaram com o
Rondoniaovivo confirmaram que a decisão de Rocha causou desconforto entre os irmãos, embora Junior afirme que eles não estão brigados por conta disso.
MOTIVO
Marcos Rocha teria dito que escolheu Sérgio porque o vice tem que ser uma pessoa que ele confia e que vai ajudar na condução da gestão. O governador não quer alguém que possa atrapalhar o processo, como já aconteceu em outros casos na história da política do Estado.
EXPERTIZE
Junior Gonçalves é um dos principais articuladores do projeto de reeleição de Marcos Rocha. Seu posicionamento contrário à indicação do irmão se deu, também, pelas funções que exerce a frente do partido, bem como sua posição de proa na construção das alianças político-partidárias.
OPINIÃO
Não há nada errado no que disse Marcos Rocha sobre a escolha dele por Sérgio, a questão é que se havia essa convicção porquê não foi explicitada na convenção. Qual a razão de manter sigilo em algo que já estava definido?
OPINIÃO 2
A decisão de Rocha acendeu luz vermelha em eventuais apoiadores, que se sentiram desprestigiados por não serem procurados para colaborar na composição. Até o prazo final das convenções muita reviravolta ainda poderá acontecer.
OPINIÃO 3
A maneira não muito democrática ao definir um nome para posições importantes relacionadas ao governo, já trouxe dor de cabeça para Marcos Rocha.
OPINIÃO 4
Em abril, a Assembleia Legislativa rejeitou por unanimidade o nome indicado por Marcos Rocha para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A escolha do governador também teria sido pessoal, sem diálogo político.
OPINIÃO 5
Na época também chegou a haver um desconforto entre o governador e o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, que teria sugerido dialogar com os deputados antes de definir o nome ao TC.
SEM EXPLICAÇÃO
O Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça Rosângela Marsaro Protti, da 12ª Promotoria de Justiça – Defesa da Saúde, informou que até o dia 26 de julho havia 1.256 pacientes em fila de espera para atendimento na área de fonoaudiologia em Porto Velho.
PACIENTES
A prefeitura tem somente um único profissional para atender toda a demanda. O serviço atende pacientes na prevenção, habilitação e reabilitação na fala. As famílias dos pacientes, incluindo crianças, adultos e idosos, não sabem onde recorrer.
JUSTIÇA
O Ministério Público informou que já cobrou providências do município. A Semusa disse que já teria aberto edital para contratar 305 profissionais de saúde aprovados em concurso. Entre os aprovados estariam fonoaudiólogos.
ZEN
O Parque Dr. José Adelino, popularmente conhecido como Parque Circuito, receberá, no dia 30 de julho, um aulão de yoga gratuito a partir das 17h. O evento será ministrado pela professora Carla Locatelli.
SAUDÁVEL
A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O aulão tem como objetivo, além da promoção de saúde e bem-estar dos visitantes, provocar a atração de novos frequentadores para os espaços públicos.
SAUDÁVEL 2
Para participar, basta comparecer ao parque localizado na avenida Lauro Sodré, nº 2983, trajando roupa de ginástica, levando também uma garrafinha de água e uma toalha para estender no local durante a atividade.
MELHOROU
Os investimentos em tecnologia, infraestrutura, gestão e aumento de equipes de atuação de campo teriam contribuído para a Energisa aumentar em 59% a qualidade de energia em Rondônia.
EFICIÊNCIA
Isso representa maior frequência do fornecimento de energia e cerca de 25 horas a mais de energia disponível no período.
TRÊS ANOS
A análise considera os dados dos últimos 26 meses. Desde que a empresa assumiu a concessão no estado, no final de outubro de 2019, ela investiu cerca de R$ 2,5 bilhões na construção e modernização de 74 subestações e na expansão de seis quilômetros de redes de energia.
ACOMPANHAMENTO
A evolução dos indicadores de duração e frequência do fornecimento de energia são acompanhados mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece metas de qualidade do serviço.