T.R.E
Virei de ponta cabeça o site do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, ontem, e não consegui encontrar nenhum ícone onde seja possível constatar quem trocou de partido e para onde foi.
T.R.E 2
Me parece meio óbvio de que se os prazos de filiações encerraram no sábado, o Tribunal, em tese, teria que atualizar isso imediatamente. O problema é que não é assim.
T.R.E 3
Primeiro vou falar de comunicação. O TRE tem assessoria de imprensa com jornalista devidamente qualificado. No entanto, o serviço de imprensa me parece tão burocrático quando o expediente diário do órgão. Lamentável!
T.R.E 4
Sobre a atualização das informações, a Portaria número 99, de 11 de fevereiro de 2022, estabelece que os partidos tem até o dia 18 de abril para inserirem os dados no sistema FILIA, do TRE.
T.R.E 5
A minha dúvida é saber onde fica a documentação que confirma as novas filiações e qual a garantia de que os documentos não podem ser adulterados se não há transparência para isso.
T.R.E 6
Claro que o Tribunal pode argumentar que isso é responsabilidade dos partidos. Também concordo, mas quem garante a inviolabilidade das fichas partidárias.
T.R.E 7
Me parece que o mais correto seria os partidos entregarem as fichas para guarda do Tribunal ou então que após o prazo final de filiação, os documentos fossem lacrados até chegar ao destino final.
T.R.E 8
Alguém pode perguntar: poxa, você desconfia então de que pode haver alguma alteração de nomes ou filiados? Claro que pode!!
T.R.E 9
Onde não há transparência dos atos, principalmente no serviço público, é difícil convencer sobre a legalidade das ações, sejam elas quais forem.
ESTRELA
Estou desde domingo, por exemplo, tentando descobrir para onde foi um político conhecido, que pretende disputar importante cargo, e até agora ninguém soube confirmar.
ESTRELA 2
“Dizem” que foi para o partido tal, no entanto não houve a divulgação de nenhum registro oficial relativo a mudança.
ESTRELA 3
Nem nas redes sociais da pessoa há uma única referência à filiação. Um político experiente me disse que tal ato pode ser vergonha de ter alardeado que filiaria numa grande sigla onde acabou tendo a porta fechada.
PERIGO
Por pouco uma simples poda não se transformou em tragédia. Um homem, 62 anos, levou uma forte descarga elétrica ao tentar cortas galhos de uma árvore no bairro Agenor de Carvalho, na tarde de ontem.
PERIGO 2
A poda estava sendo feita muito próxima à rede de alta tensão, provavelmente um galho encostou nos fios provocando o choque. O idoso chegou a desmaiar e ficar de ponta-cabeça presos aos galhos.
CONSCIENTES
Apesar do acidente, a vítima foi retirada com vida da árvore pelos bombeiros. A Energisa desligou a rede elétrica para garantir a segurança do trabalho.
ALERTA
Seguidamente a Energisa tem feito campanhas educativas sobre o perigo de poda de galhos junto à rede elétrica. O perigo é constante e muita gente já perdeu a vida por conta disso.
INTIMIDAÇÃO
Uma conta no Twitter revela ameaças a alunos e professores do colégio Carmela Dutra, em Porto Velho. @iyndrt (D33ploy) fez postagens mostrando armas e fazendo acusações contra a diretora da escola e professores.
PONTUAL
Para a data de hoje, 05/04, é enfatizado que o colégio Carmela Dutra terá uma surpresinha, as 10:40.
MEDIDA
Após ameaças, a direção do colégio anunciou suspensão das aulas nesta terça-feira. Também foi feito boletim de ocorrência na Polícia Cívil.
VIGILÂNCIA
Policiais militares do 1° Batalhão irão fazer a segurança da escola nos próximos dias. Um delegado me disse que é questão de horas para a polícia identificar, localizar e responsabilizar o delinquente responsável pelas postagens.