ESPAÇO ABERTO: Publicação irregular da Emater pode gerar improbidade para Governador e Deputado

ESPAÇO ABERTO: Publicação irregular da Emater pode gerar improbidade para Governador e Deputado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

ATENÇÃO GOVERNADOR!!!

Anúncio de evento patrocinado pela Emater, empresa pública mantida com recursos do contribuinte, teve a assinatura do deputado estadual Luizinho Goebel. Não entendi.
 
 
IRREGULAR
 
A Lei 9.504 dispõe sobre Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais. 
 
Vejamos os artigos:
 
Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
I - ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária;
II - usar materiais ou serviços, custeados pelos Governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram;
 
CONTRADITÓRIO
 
Para se defender de eventuais questionamentos sobre o banner, o Governo pode alegar que ainda não estamos em campanha política. Sendo assim, vamos então para o Artigo 11 da Lei 8.429.
 
Art. 11 da lei 8429. (lei de improbidade)
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:  
 
XII - Praticar, no âmbito da administração pública e com recursos do erário, ato de publicidade que contrarie o disposto no § 1º do art. 37 da Constituição Federal, de forma a promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos, de programas, de obras, de serviços ou de campanhas dos órgãos públicos.
 
NEM IMAGINAVA
 
O agente público nesse caso, seria o deputado estadual Luizinho Goebel. O Governador ficaria comprometido pela autorização da publicação. Tenho convicção que Marcos Rocha entrou de “gaiato” nessa lambança.
 
DESCONHECIMENTO
 
Além de não saber disso, também acho que o Governador desconhece que tal ato pode gerar improbidade de ambos. Dele e do deputado.
 
OUTRO LADO
 
O Governo de Rondônia não respondeu os questionamentos da coluna.
 
OUTRO LADO 2
 
O deputado Luizinho Goebel disse que foi uma equipe da prefeitura que fez o banner e que seria só para grupo de whatsapp. O deputado enfatiza que o “alarido” é coisa de alguém querendo achar “pelo em ovo”.
 
LIVRE ACESSO
 
Para garantir publicidade e transparência, a prefeitura de Porto Velho tornou público os estudos técnico, econômico-financeiro e jurídico que visam atender ao município com os serviços de água tratada e esgotamento sanitário.
 
Falta investimento em saneamento | Notícias de Rondônia
 
VISIBILIDADE
 
O objetivo é que a população tome conhecimento do estudo escolhido para nortear as futuras audiências públicas sobre o projeto.
 
ENTENDER PRIMEIRO
 
A ideia é que os moradores, instituições, empresas interessadas e órgãos de controle possam ter conhecimento prévio dos estudos antes das audiências.
 
BILHÕES
 
“Por se tratar de um projeto bilionário, a Prefeitura dará a publicidade que o processo requer”, afirma Márcio Freitas Martins, secretário-executivo do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada.
 
INÍCIO DO ANO
 
A primeira audiência para a discussão dos estudos está prevista para acontecer em janeiro de 2022. No encontro será apresentado o projeto, bem como, a discussão de proposta e sugestões.
 
PRIMEIRA ETAPA
 
Em setembro desse ano, a Prefeitura divulgou o estudo para a universalização do saneamento básico em Porto Velho e distritos. 
 
META
 
A estimativa é de que em dez anos o abastecimento de água tratada chegue a 95% da população da capital.
 
PARALELO
 
No mesmo período, o esgotamento sanitário deve chegar a mais da metade dos lares da capital.
 
TRÊS DÉCADAS
 
O prazo de concessão do serviço será de 30 anos com outorga mínima de R$ 120 milhões. O investimento privado está na ordem de R$ 2,5 bilhões.
 
CHRISÓSTOMO
 
Deputado Federal coronel Chrisóstomo, realiza amanhã em Guajará-Mirim uma Audiência Pública para tratar de incentivos e desenvolvimento das relações Bilaterais e aprimoramento das relações Políticas Sociais e Econômicas entre Brasil e Bolívia. 
 
Pedida a cassação do deputado coronel Chrisóstomo do PSL/RO |  Rondonoticias.com.br
 
ABRANGÊNCIA
 
O deputado é líder da Frente Parlamentar Brasil-Bolívia e tem atuado firme para promover a integração entre os dois países tendo como base a cidade de Guajará-Mirim. Entre os temas em destaque estão a Ponte Binacional, comércio Bilateral, turismo na faixa de fronteira nos rios Guaporé-Mamoré, questões de segurança na fronteira e freeshopping Guajará-Mirim/Guayaramerín-Bolívia.
 
PORTOS OFICIAIS DE GUAJARÁ-MIRIM E GUAYARAMERIN/BO VOLTAM A FUNCIONAR NESTA  QUINTA-FEIRA - [Mamoré Agora] Um site a serviço da comunidade
 
PRESTÍGIO
 
O assunto além de ser de extrema importância revela o prestígio do deputado Chrisóstomo junto ao Governo Federal. O Ministro das Relações Exteriores, João Queiróz, confirmou presença.
 
Caso Queiroz: corregedor de Justiça arquiva reclamação contra presidente do  STJ | CNN Brasil
 
UTILIDADE
 
A Audiência Pública acontece no Centro de Treinamento São José, na avenida Costa Marquês, s/n, centro, a partir dás 9h da manhã. As discussões devem se estender até o meio dia.
 
MAIS UM
 
A diretoria do Bloco Te Quero anunciou na manhã desta quarta-feira (24), o cancelamento do desfile do bloco no Carnaval 2022 em Porto Velho, previsto para acontecer no dia 28 de fevereiro, em virtude do cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 que ainda persiste no Estado e em todo o país.
 
ADIAMENTO
 
Segundo a diretoria, todo o projeto do desfile do Bloco Te Quero que estava em andamento será mantido para que, em uma nova data, possam realizar o desfile com mais segurança a todos os brincantes.
 
MEIO DO ANO
 
A previsão é de que o bloco saia em julho de 2022, durante o carnaval fora de época em Porto Velho. Parabéns ao Bloco Te Quero pela iniciativa em favor da vida. Diversão vem depois. Na terça-feira, a Banda do Vai Quem Quer também anunciou que não irá desfilar no ano que vem.
 
BLOCO TE QUERO 
 
Criado em 1997, o bloco arrasta centenas de foliões pelas ruas da capital de Rondônia, durante o Carnaval. No início, o bloco possuía o nome de Fuzarka, e se destacou principalmente no carnaval fora de época de Porto Velho.
 
VIRADA DO MILÊNIO
 
No ano de 2000, o bloco ganhou um novo nome: Te Quero. Desde sua criação, o bloco trouxe várias atrações artísticas regionais e nacionais, como por exemplo, Araketu, Jammil, Banda Eva, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Timbalada entre outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS