ESPAÇO ABERTO: Governo preguiçoso e prefeitura acomodada costumam se entender

ESPAÇO ABERTO: Governo preguiçoso e prefeitura acomodada costumam se entender

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
RECLAMAÇÃO
 
O prefeito de Urupá, Célio Lang, que é presidente da ARON ( Associação Rondoniense de Municípios ), disse para alguns colegas de imprensa que eu pego no pé da entidade que ele preside. 
 
RECLAMAÇÃO 2
 
Se cobrar seriedade e transparência em gestão onde há dinheiro público circulando, e não é pouco, significa pegar no pé, vou continuar azucrinando a vida de quem quer que seja. Não basta alardear que é correto, o gestor público tem que mostrar isso claramente.
 
PONTUAL
 
Mas hoje darei uma folga pra Aron e me atentarei ao Município de Urupá, do qual o ilustre Célio Lang se encontra na condição de prefeito. O desleixo é do D.E.R ( Departamento de Estradas de Rodagem ) e como já é de costume não se pode esperar nada além do básico.
 
PONTUAL 2
 
No entanto, como a ação do D.E.R afeta diretamente a cidade de Urupá, não há como não citar a atual gestão, mesmo que o relaxamento tenha sido, em tese, ocasionado pela falta de fiscalização e interesse em executar um obra em sua plenitude.
 
OBRA  
 
Foi pavimentado um trecho ligando o município de Urupá ao de Alvorada do Oeste, na região Leste de Rondônia, próximo a Ouro Preto do Oeste. O local é conhecido como Curva do Jacaré. A obra foi concluída, mas a preguiça impediu de houvesse a finalização do trabalho  dentro da normalidade que se espera.
 
SEGURANÇA
 
Além da falta de cuidado com a sinalização da via e pintura do pavimento, o D.E.R não se deu ao trabalho, sequer, de identificar claramente a rodovia informando de onde ela vem e para onde ela vai.
 
 
COMUNIDADE
 
Moradores da zona rural de Urupá, de forma simples e até preocupados em informar corretamente quem passa pela cidade, colocaram placas de PVC para indicar o caminho quando alguém chega na rotatória que segue para Alvorada do Oeste.
 
 
ATITUDE
 
Sinceramente, é algo tão simples e óbvio que só existem duas possibilidades para um relaxamento dessa natureza. Ou o gestor local não liga para sinalização ou então que se vire quem não é da cidade e esteja passando pelo local. 
 
PROVA
 
Caso essa questão caia em um prova, para não errar eu responderia que as duas respostas estão corretas.
 
OUTRO LADO
 
A assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia informou que há duas semanas o local foi sinalizado. As fotos publicadas na coluna de hoje foram tiradas na quinta-feira, 05 de agosto.
 
OUTRO LADO 2
 
O prefeito de Urupá, Célio Lang, informou que a obra é do D.E.R e que eles colocaram “faixas” sinalizando o local. Com essa informação tão objetiva e esclarecedora o prefeito encerrou a conversa.
 
ESTUPRO
 
Uma jovem fez boletim de ocorrência acusando um motorista de aplicativo em Porto Velho pelo crime de estupro. Era mentira.
 
ESTUPRO 2
 
Revoltado com a acusação, o motorista procurou a polícia e a própria moça que teria sido “vítima” para ela explicar a razão da denúncia. Diante da repercussão do caso, a menina que é menor de idade, 17 anos, disse que não houve abuso e que ela estava bêbada.
 
ESTUPRO 3
 
Amanhã voltarei a falar sobre esse absurdo. Tanto o fato do motorista de aplicativo ter exposto o rosto da jovem em redes sociais como  esse tipo de denúncia não receber tratamento diferenciado, merecem destaque. 
 
ESTUPRO 4
 
Não me aprofundei no tema porque não consegui contato com nenhuma autoridade policial na noite deste domingo.
 
TUCUMÃ
 
Amigo Maurício Bortolete mandou mensagem registrando os 54 anos da sorveteria Tucumã, a mais antiga de Porto Velho ainda em atividade. O local é um ponto tradicional de venda de picolés com uma variedade impressionante de sabores.
 
 
OPÇÕES
 
Mauricio diz que são mais de 20 sabores de picolé, o que representa 10% do que se conhece sobre frutas. Se for levado em conta que no Brasil o registro oficial de frutas típicas chega a 300, a Tucumã talvez seja uma sorveteria rara em nosso país.
 
FUNDADOR
 
A Tucumã foi fundada em 19 de agosto de 1967 por Claudemir Aragão de Oliveira, um pioneiro no comércio de sorvetes em Rondônia. A sorveteria está localizada na avenida Campos Sales esquina com Quintino Bocaiúva.
 
 
 
VENCENDO A CRISE COM SOLIDARIEDADE
 
O novo livro publicado pelo pastor, professor e jornalista Moisés Selva Santiago confirma que ações de solidariedade conseguem vencer as situações de crise
pessoal, familiar, organizacional, espiritual e social.
 
OBRA
 
“João de Britto Selva – 70 anos resgatando vidas” é o título do livro, que traz reportagens históricas desde o início do século XX a nossos dias. A obra revela depoimentos sobre as campanhas que o religioso João de Britto Selva realizou durante setenta anos em Pernambuco, Paraíba e Ceará.
 
OPINIÃO
 
O filósofo Peter Singer diz que “não se precisa ser um santo ou mesmo se privar do autocuidado para dedicar parte de sua atenção à causa do outro, tentando, assim, evitar o desastre que se avizinha no mundo”.
 
DEDICAÇÃO
 
João de Britto Selva personifica esse pensamento porque dedicou a vida inteira beneficiando crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, principalmente os órfãos, enfermos e abandonados nas ruas – pessoas que por décadas enfrentaram (e ainda enfrentam!) a dificuldade de viver à margem do exercício da cidadania, sem alcançarem seus direitos humanos.
 
DOENTES
 
Cancerosos, idosos, leprosos, cegos, apenados (há uma praça com o nome dele numa penitenciária paraibana), pedintes, tuberculosos e tantos outros foram beneficiados por essas ações solidárias.
 
VOLUNTARIADO
 
João de Britto Selva nunca se envolveu com a política partidária; mesmo assim recebeu donativos de empresários, políticos, militares, presidentes da República e esteve em audiência com o Papa João Paulo II, no Vaticano, onde se apresentou como “um pernambucano humilde à disposição dos humildes”.
 
 

 
ESTEVE POR AQUI
 
Entre as ações de solidariedade descritas no livro, Estão registros da mídia (recortes de jornais, fotos, artigos) mostrando que o religioso João Selva viajou por todo o Brasil – inclusive Rondônia – angariando recursos para a compra de berços para os bebês abandonados em caixa de papelão nas portas dos conventos; roupas; remédios; agasalhos; livros e material didático doados principalmente às vítimas do flagelo da seca nordestina.
 
MAIS
 
João Selva foi um daqueles abnegados que tiram de onde não tem para repartir e auxiliar quem precisa. O livro está disponível em editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36242-joao-de-britto-selva-br70-anos-resgatando-vidas
 
VISITAS RÁPIDAS
 
Fiz o registro pela curiosidade já que é tão fácil mandar arrumar. No entanto, descobri que a cadeira sem assento é uma estratégia de um amigo para que as visitas, que são sempre bem-vindas, é claro, sejam rápidas. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS