Um vídeo mostrando um policial militar salvando uma criança de pouco mais de um ano dentro de um supermercado, em Vilhena, viralizou em grupos no WhatsApp. A atitude emocionou quem acompanhou o drama da criança.
COMPRAS
Era meio-dia de sexta-feira, 18, quando o Cabo do PATAMO, Geraldo Magela Alves Cordeiro Júnior, que estava fazendo compras no estabelecimento, percebeu gritos e correria. Magela até pensou se tratar de um assalto.
AÇÃO
Ao se preparar para avaliar a situação, o Cabo viu uma mulher desesperada com o filho no colo tentando desengasgar a criança após ter engolido uma bala.
AJUDA
Desesperadas com a situação, as atendentes de caixa não sabiam como reagir e um funcionário, que conhecia o “Cabo Magela”, pediu socorro. Aliviado por constatar que não se tratava de um assalto, o policial correu até a mãe da criança.
CONHECIMENTO
Mantendo a calma, o PM de 34 anos, dez deles na corporação, pegou o garotinho, virou a cabeça dele para baixo e deu alguns tapinhas nas costas. A bala saiu da boca da criança que não estava conseguindo respirar.
PÂNICO
A mãe do menino ficou tão nervosa, que mesmo após ver o filho salvo pela ação do policial, precisou ser amparada e atendida com calmantes.
RECENTE
Em entrevista ao site Folha do Sul, o cabo Magela disse que três meses atrás, o próprio filho dele, com menos de 03 anos, engoliu uma espuma de silicone e foi salvo através do mesmo procedimento.
QUALIFICAÇÃO
O militar recebeu agradecimentos da mãe do menino e da direção do supermercado, que informou que dará cursos para os funcionários aprenderem a lidar com esse tipo de situação.
OVAÇÃO
Como sei que o coronel Almeida, comandante da PM/RO, é leitor da coluna, não tenho nenhuma dúvida do reconhecimento que o mesmo fará para o cabo Magela. São exemplos como esse que engrandecem a corporação. Parabéns também aos diretores do supermercado pelo anúncio do curso aos funcionários.
POSTURA
Formandos de medicina da UNIR deixaram muito claro, no sábado pela manhã, o que pensam e como pretendem desenvolver suas atividades no começo de carreira.
REDUNDANTE
Parece tão óbvio o pensamento destes jovens, mas infelizmente no momento em que vivemos quem pensa diferente é jogado num balaio. Não é de gatos, pois os bichinhos não tem nada a ver com isso.
PEGOU MAL
O Decreto do Governo liberando eventos para até 999 pessoas foi muito mal recebido por várias entidades organizadas de Rondônia. Comerciantes e empresários comentaram, reservadamente, a doidaria do Estado.
ASSOCIAÇÃO
Um comerciante bastante conhecido na capital, que pediu para não ser identificado, disse que as notícias pelo Planeta são de uma terceira onda de coronavírus em breve. “ Será que ninguém no Governo tem um mínimo de lucidez para dizer ao Marcos Rocha que o ano de 2021 ainda deve ser de cautela e de pessoas distantes socialmente”, pergunta o comerciante.
MANIFESTAÇÃO
Ainda na sexta-feira, o prefeito Hildon Chaves deu entrevista em uma TV local e voltou a chamar de bizarro o Novo Decreto do Governo. Disse que os advogados do município já estavam trabalhando em uma reedição do Decreto para Porto Velho
MEDO
Hildon enfatizou de que ainda está muito presente na vida das pessoas o erro do fim do ano passado. Afirmou de que fará todos os esforços possíveis para que as UTIs não voltem a lotar e deixar pessoas em fila de espera.
SEM AUTORIZAÇÃO
Foi taxativo. Grandes eventos com muita concentração de público, boates e danceterias vão estar suspensos. Afirmou que tão logo o Estado anunciou a “liberação geral para 999 pessoas” promotores de eventos entraram na prefeitura com pedido de autorização para shows. Hildon mandou negar todos.
MAIS PREFEITURAS
Hildon Chaves argumentou que outros municípios de Rondônia devem adotar a mesma postura. “ Quem não fizer isso, pode ter que daqui a 30, 40 dias fechar tudo de novo”, argumentou Chaves na entrevista.
PERMISSÃO
O Prefeito finalizou dizendo que pretende permitir que bares e restaurantes possam estender o horário de atendimento até uma da manhã, inclusive com venda de bebida alcoólica. Mas frisou que isso será fiscalizado.
FISCALIZAÇÃO
Hildon Chaves disse ainda que os fiscais vão estar nas ruas fiscalizando e com ajuda da PM. Esclareceu que não tem nenhum receio quanto ao apoio, pois a Polícia Militar é do Estado e quando requisitada tem obrigação de atender.
ECO
O barulho de Hildon Chaves fez o Ministério Público de Rondônia e o Ministério Público Federal assinarem em conjunto, no fim de semana, uma recomendação ao Governo do Estado para que volte atrás na liberação de eventos de grande porte.
PONTUAL
O MP e MPF querem que o artigo 4°, que libera eventos com até 999 pessoas seja excluído do decreto. Também na recomendação, em eventos de menor porte, como jantares, casamentos, entre outros, o Governo deve regulamentar a quantidade de pessoas de forma proporcional ao tamanho do local onde o evento será
realizado, nunca ultrapassando, segundo os órgãos, o limite de 150 pessoas.
RESPOSTA
O Governo do Estado deve atender os pedidos para evitar que o governador Marcos Rocha responda Ação Civil Pública (ACP) caso haja de forma oposta à recomendação expedida pelos órgãos de fiscalização. O Governo de Rondônia tem dez dias para se manifestar oficialmente.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!