ESPAÇO ABERTO: O Sul de Minas é referência, mas Rondônia também é destaque

ESPAÇO ABERTO: O Sul de Minas é referência, mas Rondônia também é destaque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

RECONHECIMENTO
 
Rondônia acaba de ter reconhecida a primeira Indicação Geográfica (IG), do tipo Denominação de Origem (DO), de café canéfora (robusta e conilon) sustentável do mundo. 
 
AUTORIDADE NO ASSUNTO
 
Este reconhecimento da IG Matas de Rondônia para Robustas Amazônicos do tipo Denominação de Origem foi concedido pelo
Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI e consolida a qualidade dos cafés da espécie Coffea canephora.
 
LOCALIZAÇÃO
 
A Indicação Geográfica serve para designar produtos ou serviços, que tem características positivas únicas e indissociáveis dos fatores que compõem a sua origem. Para produtos agrícolas, estes fatores também são conhecidos como “terroir”.
 
COMPOSIÇÃO
 
Uma mistura que leva em consideração clima, solo, genética e aspectos culturais da população envolvida no processo produtivo.
 
DETALHE
 
“O saber fazer é crucial na definição de uma IG. Afinal, o fator humano e sua capacidade de modificar o ambiente, selecionar materiais genéticos e manejar lavouras, não pode ser ignorado. Neste caso, se trata de uma interferência, quase sempre, positiva e este é o princípio da Indicação de Procedência (IP)”, afirma o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves. 
 
NATURAL
 
Enrique enfatiza que, no caso da Denominação de Origem, é um processo ainda mais complexo, pois, além do saber fazer e seus aspectos culturais, leva em consideração que, o café e suas qualidades intrínsecas, têm uma relação direta com as características do "terroir" da região.
 
ENVOLVIDOS
 
Para a Denominação de Origem Matas de Rondônia, esta delimitação é formada por 15 municípios. Dada a complexidade e importância do processo de reconhecimento da cafeicultura da região Matas de Rondônia, coube à Embrapa documentar e justificar os aspectos que tornam o café e a região únicos e merecedores deste selo de origem.
 
DESTAQUE
 
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (2021), o Estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e o segundo da espécie canéfora.
 
DESTAQUE 2
 
Com uma produção superior a 2,2 milhões de sacas de café, é responsável por 97% de todo o café produzido no Norte do País. Incrustrada no interior do estado, a Região Matas de Rondônia é considerada o berço e a origem dos Robustas Amazônicos. 
 
EM FAMÍLIA 
 
A combinação entre características sociais, ambientais e genéticas fizeram com que, nesta região, se encontrassem cafeicultores de base familiar, especializados na produção de cafés Robustas finos.
 
LONGA DATA
 
A cafeicultura na Amazônia é o resultado de décadas de evolução, baseada em tecnologia, ciência e boas práticas agronômicas. Mérito dos cafeicultores que passaram a manejar suas lavouras de forma mais eficiente e criteriosa.
 
ESCOLHA
 
Alguns produtores chegaram a selecionar os materiais genéticos que possuíam características favoráveis à produção e finalmente, qualidade. Atualmente, entre os clones lançados pela pesquisa e os selecionados pelos produtores, existem mais de
uma centena que são cultivados nas lavouras Rondonienses e que começam a ganhar outros estados.
 
 
INAUGURAÇÃO
 
A prefeitura inaugurou a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Pe. Teodoro Crommo, no distrito de Jaci-Paraná, a 98 quilômetros do centro urbano da capital.
 
OBRAS
 
O local passou por reforma e ampliação por meio de um convênio de compensação celebrado entre a Prefeitura de Porto Velho e a Usina Santo Antônio Energia, fazendo parte do compromisso de investimento de até R$ 30 milhões em bens e serviços destinados ao distrito.
 
OFERTA
 
Na unidade do Cras em Jaci-Paraná são realizados serviços de caráter preventivo, protetivo e proativo. A prioridade é para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
CADASTRADOS
 
Estes grupos são beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, como os Programas Bolsa Família e o de Prestação Continuada, conforme estabelece as diretrizes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
 
PERDEU O POSTO
 
Com a produção da General Motors parada por falta de peças, o Onix saiu da lista top 10 de carros mais vendidos de maio.
 
SURPRESA
 
No mês passado, o Fiat Argo foi o carro mais vendido, com 10.929 unidades emplacadas, de acordo com os dados divulgados nesta quarta pela Fenabrave. Esta foi a primeira vez que o modelo ficou em primeiro lugar no ranking desde o seu lançamento,
em maio de 2017.  
 
OPORTUNIDADE
 
O grupo de viagens CVC Corp está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio 2021. A edição traz a novidade de ter quase 80% das vagas voltadas para a promover diversidade e inclusão. Essa parcela será voltada para grupos de afinidade como: gênero, étnico-racial, pessoa com deficiência e comunidade LGBTQIA+.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS