ESPAÇO ABERTO: Governo enfia arrogância no saco e comemora aprovação da Coronavac

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Governo enfia arrogância no saco e comemora aprovação da Coronavac

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

ORGULHO
 
Logo que foi divulgado o anúncio da liberação para uso emergencial  da vacina chinesa Coronavac-Sinovac, surgiram várias manifestações de esperança pelo País. A eficácia de pouco mais de 50% já é um alento para quem não sabe mais onde se agarrar.
 
RONDÔNIA
 
Em nosso estado, a vacina surge no exato momento em que um novo Decreto determina toque de recolher para conter o avanço da doença que apresenta números assustadores dia após dia.
 
RONDÔNIA 2
 
Vale ressaltar que a nova medida não abrange todas as cidades rondonienses. Vinte e três municípios que vem conseguindo controlar  a doença ficaram de fora do decreto.
 
NEGLIGÊNCIA
 
O toque de recolher em Rondônia é consequência das medidas  meia-boca que vinham sendo empregadas. De que adianta alardear ser um estado que comprou um hospital de alvenaria, e é campeão em transparência de informações  e de gastos com Covid  se não consegue atender o povo com eficiência.
 
OPERACIONAL
 
No sábado, o secretário Fernando Máximo fez uma live chamando médicos para atuar na rede de combate à Covid-19. Citou o Centro de Reabilitação de Rondônia ( Cero) como exemplo de unidade de saúde que tem 53 leitos clínicos e de UTI disponíveis, mas que só opera com 12 devido à falta de profissionais.
 
PREVENÇÃO
 
O primeiro decreto, chamado de isolamento social restritivo, voltado para a pandemia foi publicado em março do ano passado. É impressionante que dez meses se passaram e a Sesau não conseguiu contratar profissionais para atender uma demanda que já era previsível.
 
PROPAGANDA ENGANOSA
 
Na sexta-feira ( 15 ), o Facebook da Sesau divulgou uma declaração de Fernando Máximo informando, entre outras coisas, que Rondônia está entre os estados mais preparados para combater a pandemia. Ora, como que é bem preparado se não tem médico para atender a demanda.   
 
CONTROVERSO
 
Ainda sobre Fernando Máximo, fui atrás e consegui confirmar que éverdadeira a foto dele em grupos de Whatsapp e no status de assessores da Sesau. O 
Secretário aparece comemorando a aprovação da Coronavac.
 
 
CONTRÁRIO
 
Meu receio ocorreu porque Bolsonaro, que tem 200% de lealdade de Marcos Rocha em tudo que diz, sempre foi contra a vacina chinesa. Ao fazer a comemoração, Fernando Máximo estaria revelando que não pensa igual Bolsonaro.
 
GOVERNADOR
 
Horas depois foi a vez de Marcos Rocha, aparentemente menos entusiasmado que Máximo,  aparecer em um banner em seu Facebook com legenda citando que a Anvisa havia liberado o uso emergencial das vacinas.
 
 
VIOLA NO SACO
 
Tanto Marcos Rocha como Fernando Máximo nunca vieram a público demonstrar entusiasmo com a possibilidade da vacina chinesa ser a primeira opção para
trazer esperança ao povo. Se mantinham calados, seguindo religiosamente a Cartilha Bolsonarista que previa até mutação de humanos em répteis se a Coronavac fosse usada.
 
HUMILDADE
 
As manifestações de ontem do Governador e do Secretário de Saúde são bem-vindas mesmo que o pensamento em relação à Coronavac não tenha sido dos
melhores. A população precisa de cura, e pouco importa de onde vem o remédio.    
 
TAMBÉM SE MANIFESTOU
 
Deputado Jair Montes, líder do governo na Assembleia e outro aliado de Marcos Rocha, foi um dos primeiros a ir para às redes sociais comemorar aprovação da Coronavac. Diferente do governador que pisa em ovos para não se queimar com Bolsonaro, Jair demonstrou sensatez ao manifestar seu contentamento com a possibilidade da vacina dar certo.
 
PELAS BEIRADAS
 
Uma fonte na prefeitura me garantiu que o prefeito Hildon Chaves pediu rigor na fiscalização municipal no sentido de evitar aglomerações que venham contribuir para disseminação do corrnavírus.
 
RIGOR
 
Hildon teria dito que a situação é séria e grave e o município não pode fazer de conta que não tem nada com isso.
 
TRABALHO
 
No sábado, Vigilância Sanitária Municipal (Semusa), Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Coordenadoria Municipal de Posturas (Semusb) fiscalizaram 39 estabelecimentos comerciais entre restaurantes e bares. Apenas um comércio foi notificado. 
 
FAB
 
Recebi informações do Ministério da Defesa (MD) que aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciam, nesta segunda-feira (18), o transporte de vacinas contra a COVID-19, em apoio ao Ministério da Saúde.
 
PARTIDA
 
Os voos partirão de São Paulo e transportarão cerca de 44 toneladas no total, inicialmente para o Distrito Federal e para as capitais de 10 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
 
OPERAÇÃO
 
Inicialmente, participarão da operação as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules e C-105 Amazonas. Uma aeronave C-97 Brasília também será utilizada a partir da cidade de Manaus (AM) para Tabatinga (AM). 
 
ATERRISSAGEM
 
A previsão de chegada das aeronaves da FAB será divulgada à medida que as aeronaves decolarem no decorrer desta segunda-feira. As Forças Armadas estão, desde o início da Operação Covid-19, dedicando todos os seus esforços no apoio à população brasileira, no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e, a partir deste momento, estão concentrando seus esforços no apoio à vacinação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS