NO LIMITE
A capital de Rondônia vive um novo surto da pandemia de Coronavírus e o sistema público de Saúde da cidade está muito próximo de não suportar o número de pacientes infectados por COVID-19.
CONFIRMAÇÃO
Em coletiva de imprensa na terça-feira (15), o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, afirmou que restam apenas 14 leitos de UTI à disposição da comunidade porto-velhense.
CAPACIDADE
O Cemetron está com apenas uma vaga de UTI, já o SAMAR, unidade particular locada pelo Governo para atender os pacientes de COVID-19, está com duas vagas disponíveis. As outras onze vagas restantes são da unidade de Assistência Médica Intensiva – AMI.
SEM VAGAS
A falta de leitos de UTI pode ser um problema real para Porto Velho caso os números de infectados continuem subindo. A cidade está na Fase 3 do plano de quatro fases do Governo do Estado para frear a proliferação do COVID-19.
OUTRO LADO
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Governo criou 163 leitos de UTI adulta e 10 infantil em todo o estado por conta da pandemia. 126 seriam somente na capital.
SOBRE A VACINA
Algumas pessoas questionaram sobre a eficácia da vacina encomendada pelo prefeito Hildon Chaves ao Butantã. Antes de qualquer coisa, é importante dizer que o Instituto é uma das referências em pesquisa no Brasil.
VACINAS
Para quem acompanha a coluna vou então fazer um resumo das principais vacinas em pesquisa e aplicação. Nenhuma é 100%, mas são a esperança de milhões de pessoas no Planeta.
EUROPA
Vacina da PFIZER E BIONTECH é a pioneira em aplicação. Está sendo aplicada no Reino Unido, EUA e Canadá. Os estudos apontam para 95% de eficácia.
MAIS TESTES
Vacina da AstraZeneca/ Oxford. Ainda não foi aplicada e segundo o fabricante tem 70,4% eficácia. Ela apresentou alguns problemas e ainda não está sendo aplicada em nenhum país.
CHINESA
Sinovac/ Butantã está em uso experimental e não concluiu a fase de testes. Por isso não tem ainda grau de eficácia.
CHINESA 2
Mesmo sem o atestado de eficiência, 50 mil chineses receberam dose da vacina em caráter experimental.
RUSSIA
A vacina russa Sputnik 5 tem 92% de eficácia, segundo o laboratório Gamaléia de Moscou. A vacina já está sendo aplicada no país.
ESTADOS UNIDOS
A Moderna, que leva o nome de uma empresa americana, está para ser aplicada nos EUA. A empresa informou que a vacina está para ser aprovada e divulgou que ela tem eficácia de 94,1%.
AQUISIÇÃO
Hildon Chaves cumpriu ontem uma promessa de campanha, inclusive tinha falado isso para mim durante a série de entrevistas que o Rondoniaovivo fez com os candidatos a prefeito. A prefeitura de Porto Velho acaba de comprar uma pavimentadora.
UTILIDADE
A máquina serve para produção e aplicação de asfalto e sua capacidade, segundo a prefeitura, chega a 450 toneladas de massa asfáltica por hora. A pavimentadora teria custado R$ 1,578 milhão.
MAIS DE 200
Hildon Chaves disse que espera com a máquina asfaltar cerca de 250 km de ruas, no período da próxima gestão de 2021 até 2024.
TENDAS
Nesta quinta-feira (17), a Subsecretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), entregará aproximadamente 40 tendas aos feirantes da Feira do Porto. O ato de entrega será às 10h, no salão do SINE, à avenida Brasília, nº 2512, no bairro São Cristóvão.
MELHORES CONDIÇÕES
A entrega das tendas tem como objetivo oferecer melhoria aos trabalhadores no decorrer de suas ações de empreendimento desenvolvidas aos fins de semana e feriados na praça Aluísio Ferreira.
MOVIMENTO
Geralmente cerca de 300 pessoas, entre turistas e moradores locais, circulam nos eventos organizados pelos feirantes. Além da Feira do Porto, as tendas atenderão outras feiras itinerantes que acontecem na cidade.
PROJETO
A Semdestur por meio do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico elaborou o projeto de padronização das feiras com o intuito de organizar as ações empreendedoras feitas nos espaços públicos da capital, garantindo uma estrutura conforme os múltiplos cenários de feiras regionais.
TRADIÇÃO
A Feira do Porto já faz parte da programação cultural de Porto Velho e conta com diversas atrações durante a realização das feiras, como: teatro, música, danças, comidas típicas, exposições de artesanatos e outros empreendimentos.