Confira a coluna
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ALVOROÇO
Chamou a atenção do País o memorando da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia com lista de 43 obras clássicas da literatura brasileira e mundial que deveriam ser recolhidas de escolas, supostamente por terem conteúdos inadequados para crianças e adolescentes.
TÍTULOS
Entre os livros estão "Macunaíma", de Mário de Andrade, e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, além de títulos de Rubem Fonseca, Carlos Heitor Cony e Franz Kafka, entre outros.
MPF VAI INVESTIGAR
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento preparatório para investigar a atuação da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc) na suposta determinação para recolhimento de livros paradidáticos nas escolas públicas estaduais de Rondônia. O procurador da República Raphael Bevilaqua pediu que a Seduc envie cópias integrais do memorando-circular 4/2020/SEDUC-DGE e do procedimento administrativo SEI 0029.051300/2020-91, documentos em que constam a relação de livros a serem recolhidos e as motivações da Secretaria para retirada dos exemplares.
ESCLARECIMENTOS
O MPF quer saber, ainda, em qual contexto se deu a elaboração do documento e se houve estudo detalhado por meio de comissão multidisciplinar para classificar as obras que a Seduc teria mandado retirar de circulação. Também quer saber se os documentos que determinam o recolhimento dos livros estavam públicos na Internet e por qual razão foram deixados em sigilo após a divulgação de matérias jornalísticas.
SIGILO
Outro questionamento do órgão à Seduc é para que ela explique quem determinou o sigilo desses documentos, por quais motivos e qual a fundamentação legal. O MPF quer que a Seduc esclareça, de forma detalhada, por que ocultou os documentos, uma vez que a Lei de Acesso à Informação estabelece que a regra é a publicidade dos atos no serviço público.
OUTRO LADO
Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc/RO) esclarece que recebeu uma denúncia que nas bibliotecas das escolas estaduais havia livros paradidáticos com conteúdos inapropriados para o público alvo, alunos do ensino médio. Diante disso, a equipe técnica da secretaria analisou as informações e constatou que os livros citados eram clássicos da Literatura Brasileira, muitos deles usados em processos seletivos e vestibulares. Sendo assim, o processo eletrônico que contém a análise técnica foi encerrado imediatamente sem ordem de tramitação para quaisquer órgãos externos, secretarias ou escolas públicas.
PRIORIDADE NA EDUCAÇÃO
A Seduc reforça o compromisso com a Educação e reconhece que os livros são obras de autores consagrados mundialmente e cumprem um papel importante para uma construção social. Prova disso, foram os extraordinários resultados dos alunos da rede pública estadual no último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, além de diversas ações e investimentos que foram feitos recentes para o início do ano letivo.
NIKE NO BRASIL MUDA DE DONO
A Centauro anunciou a compra da Nike no país, mas a operação ainda depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A rede assume o capital de giro e também os estoques, mas a transação não inclui um outro ativo importante, que são os rentáveis direitos sobre propriedade intelectual.
CONCORRÊNCIA ENTRE GIGANTES
Eles poderão distribuir os produtos de vestuário, calçados, acessórios e equipamentos por dez anos, incluindo a operação do canal de venda eletrônico para o varejo. Por cinco anos, a Centauro terá o controle das lojas físicas, que poderá abrir e explorar em toda parte, dentro do território nacional.
Ano passado, eles perderam a disputa pela compra da Netshoes, arrematada pelo Magazine Luiza por 445 milhões de reais.
NA CAPITAL
Para o consumidor a negociação não muda absolutamente nada. A loja da Centauro no shopping Porto Velho continuará operando normalmente.
PODEM VOLTAR COM BASTANTE RENTABILIDADE
As ferrovias, antigamente consideradas símbolo de eficiência no transporte de cargas e passageiros, ajudando a alavancar o desenvolvimento de cidades Brasil afora, hoje agonizam estabilizadas. Para 2020, é grande a expectativa da associação brasileira que congrega os fabricantes. Eles não são muitos, mas já tiveram maior importância em volume de arrecadação de impostos e geração de emprego, exportavam com mais assiduidade.
UMA DÉCADA DE PREJUÍZOS
Nos últimos dez anos, a indústria ferroviária vinha enfrentando uma crise sem perspectivas de reversão. Após a aprovação pelo Tribuna de Contas da União, que liberou a renovação antecipada da malha paulista, a indústria especializada espera novos pedidos para vagões e locomotivas, que podem custar até 10,3 milhões de reais cada uma, conforme a configuração. Já os vagões têm o preço médio de 40 mil por unidade.
COMBUSTÍVEL SERIA 44% MAIS BARATO COM IMPOSTO ZERADO
A proposta, se fosse lúcida, do presidente Jair Bolsonaro em zerar os tributos sobre combustíveis teria potencial de reduzir o preço da gasolina, por exemplo, em até 44%.
O diesel cairia até 24%.
ESTADO É QUEM MAIS GANHA
Maior parte do que se arrecada em combustíveis vai para os estados. E boa parte da arrecadação dos cofres estaduais é proveniente dessa fonte. No caso da União, 2% derivam do que se arrecada a partir do que sai nas bombas dos postos.
DIVISÃO DE IMPOSTOS
Em média, 29% do valor do litro da gasolina corresponde ao ICMS. Outros 15%, repassados à União por meio das cobranças de PIS/Pasep, Cofins e Cide. O diesel tem 15% de ICMS e 9% de tributação federal. Para definir o preço dos combustíveis, a Petrobras considera as cotações do petróleo e variações cambiais.
PARASITAS
O ministro da economia, Paulo Guedes, disse, sexta-feira (07), na Escola de Adminsitração da FGV, SP, que os funcionários públicos são todos "uns parasitas". E foi mais longe:
- Eles matam o hospedeiro (os governos) e vão morrer junto.
SERVIDORES PUBLICOS SE MANIFESTARAM
A Confederação Nacional dos Servidores Públicos emitiu nota para dizer que os funcionários públicos não são parasitas. A Confederação e outras entidades da área protestaram contra as declarações do ministro Paulo Guedes na FGV, em SP. Como já virou rotina no governo, o ministro publicou nota, tentando explicar-se, mas sem convicção.
IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal abre hoje as consultas ao lote residual do imposto. A leva inclui os anos de 2008 a 2019.
O crédito bancário aos contribuintes será realizado no dia 17 de fevereiro. Ao todo, mais de R$ 297 milhões estavam retidos.
DISPONÍVEL POR 12 MESES
Desse total, R$ 133,467 milhões serão liberados para os contribuintes com preferência no recebimento: idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, portadores de deficiência ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.
SAIU EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A 5G
A 5G proporcionará aumento na velocidade da internet móvel no País.
A Anatel aprovou o edital de licitação das faixas de radiofrequências que permitirão a implementação da tecnologia 5G no Brasil.
A consulta pública terá 445 dias para receber manifestações da sociedade.
O início da oferta da tecnologia começará poucos meses depois da assinatura das concessões.
A previsão é de que o leilão sairá até o final deste ano.
LIBERTADORES NO FACEBOOK
Transmitindo a Copa Libertadores desde o ano passado, o Facebook trocou a empresa responsável pelas transmissões. Até então, a Fox Sports fazia o trabalho.
A partir deste ano, fica com a equipe do Esporte Interativo, de propriedade da Turner. A novidade estreou no confronto entre a equipe equatoriana do Barcelona e o time peruano Sporting Cristal, na quinta passada.
AQUISIÇÃO
O Carrefour está comprando a rede Makro. As negociações estão bem avançadas e o anuncio oficial deve ser feito nos próximos dias. O Makro possui uma loja em Porto Velho, localizada na BR-364, no sentido para Cuiabá.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!