Oficinas incentivam participação política de indígenas, quilombolas e pessoas das periferias e capacitam sobre registro de candidaturas coletivas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Começa na próxima semana o projeto Minorias e Eleições 2024, do Ministério Público (MP) Eleitoral em Rondônia. Serão três oficinas, promovidas pela Procuradoria Regional Eleitoral, que têm objetivo de capacitar lideranças de comunidades indígenas, quilombolas e de periferia para a participação política e registro de candidaturas coletivas. Com uso de linguagem fácil e de caráter suprapartidário, as oficinas buscam mudar a realidade de baixa representatividade dessas minorias nas câmaras de vereadores e nas prefeituras.
O procurador regional eleitoral, Leonardo Caberlon, diz que a intenção é facilitar a compreensão do processamento e dos requisitos para o registro de candidaturas coletivas. "Temos compromisso de assegurar a inclusão e o respeito das minorias enquanto atributos indispensáveis da própria democracia. Acreditamos que as oficinas vão contribuir com informações confiáveis e adequadas, principalmente, em tempos de desinformação, e encorajar a participação nas eleições", expôs.
Os partidos políticos foram convidados a enviarem representantes para as oficinas, pois são instituições necessárias na formalização dos requerimentos de registro de candidaturas e no financiamento das campanhas eleitorais. As oficinas são gratuitas e suprapartidárias, realizadas em municípios estratégicos geograficamente e com maior concentração de indígenas. As inscrições podem ser feitas pelo formulário https://abre.ai/oficina-eleitoral. Haverá certificado de participação.
Locais e datas
• Porto Velho
4 de junho, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30
Auditório do Ministério Público Federal (Rua José Camacho, 3307, Embratel)
• Guajará-Mirim
11 de junho, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30
Instituto Federal de Educação – Ifro (Av. 15 de Novembro, s/n - Planalto)
• Ji-Paraná
19 de junho, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30
Auditório do Ministério Público Federal (Avenida Clóvis Arraes, 1415, Centro)
Instrutores
• Leonardo Trevizani Caberlon - procurador regional eleitoral e procurador da República com atuação na temática indígena e comunidades tradicionais
• Marcelo Xavier da Silva - assessor-chefe da PRE/RO, professor do magistério superior (Unir) e pesquisador-doutorando do Grupo de Pesquisa Observatório do Direito Eleitoral (UERJ)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!