Aldenisio Júnior: o jovem candidato a vereador com propostas polêmicas

Em Porto Velho, Aldenisio Júnior figura como um dos candidatos mais jovens concorrendo à cadeira de vereador na Câmara Municipal da capital

Aldenisio Júnior: o jovem candidato a vereador com propostas polêmicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Já faz tempo que a população brasileira e portovelhense sonha com a renovação na política. A prova disso é o grande número de novos parlamentares eleitos em 2018, bem como o expressivo e recordista número de candidatos a vereador em 2020. 
 
Em Porto Velho, Aldenisio Júnior figura como um dos candidatos mais jovens concorrendo à cadeira de vereador na Câmara Municipal da capital: ele 23 anos. No entanto, o seu currículo e suas propostas já demonstram que Aldenisio Júnior tem uma maturidade política muito consistente, inclusive por propor a redução do subsídio (salário) dos vereadores, bem como a redução dos cargos comissionados e privilégios parlamentares. 
 
Em 2018 Aldenisio Júnior já era representante do Centro Acadêmico do Curso de Matemática da Universidade Federal de Rondônia. No mesmo foi eleito, junto de sua chapa, Coordenador do Diretório Central dos Estudantes com 78% dos votos em uma eleição que envolve milhares de estudantes da UNIR (a eleição ocorre nos 8 Municípios do Estado de Rondônia em que a UNIR tem Campus). 
 
Em 2019, já cumprindo mandato na gestão da maior representação estudantil de Rondônia, Aldenisio foi eleito Conselheiro Superior Discente do CONSEA da UNIR, o que o posicionou junto à Administração Executiva da única Universidade Federal do Estado. Ainda em 2019 teve a experiência de participar do Congresso Nacional de Estaduantes em Brasília, sendo um dos poucos portovelhenses enviados àquela ocasião que envolveu estudantes de centenas de universidades e faculdades do Brasil.
 
O seu lançamento na política em 2020 se deu por ocupar a cadeira de Coordenador de Formação Política da Juventude do Cidadania 23, partido que tem como candidato a Prefeito o professor (licenciado) da UNIR Vinicius Miguel.
 
Aldenisio Júnior traz uma multiplataforma que se destaca pela temática e, também, pela carência nítida desses serviços em Porto Velho, sendo eles: Educação, Saúde Mental, Pessoa com Deficiência e Juventude.
 
Para a área da Educação Aldenisio Júnior tem pontuado as seguintes propostas:
 
1. Negociação com a Câmara dos Vereadores e o Poder Executivo Municipal para ampliação do salário de professores das escolas públicas no Município, respeitando o piso nacional estabelecido por Lei;
 
2. Sugerir ao Poder Executivo a criação de novos concursos para ampliar o quadro de professores municipais;
 
3. Criar e incentivar, no âmbito de Porto Velho, novas formas de participação de pais, mães e responsáveis na educação de seus filhos. 
 
Na área da Saúde Mental, já que atualmente Aldenisio Júnior é acadêmico do curso de Psicologia da UNIR, as principais propostas são:
 
1. Tornar responsabilidade do Município a oferta imediata e contínua de atendimento psicológico a todas as crianças matriculadas na rede municipal, bem como oferecer esse mesmo atendimento aos pais, mães e responsáveis por esses alunos;
 
2. Criar o atendimento psicológico itinerante sob responsabilidade do Poder Público Municipal, que visa levar a todos os bairros de Porto Velho os profissionais responsáveis por esse tipo de tratamento;
 
3. Criar Lei no Município de Porto Velho que oferecerá descontos nos impostos a todas as empresas que promoverem campanhas contínuas de conscientização sobre os riscos das doenças relacionadas ao cérebro. 
 
 
Aldenisio é pessoa com deficiência e carrega consigo as dificuldades que todas as pessoas com deficiência também carregam. Por isso ele tem apresentado uma série de propostas que podem inserir essa parcela da população no convívio social harmônico que tanto precisamos valorizar, sendo elas:
 
1. Fiscalizar a execução do Plano Diretor da cidade em relação à padronização de calçadas e vias públicas, de modo que elas sejam adaptadas para o tráfego dos idosos e das pessoas com deficiência;
 
2. Fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem o estatuto da pessoa com deficiência e multar aqueles que estejam descumprindo as regras. As multas serão revertidas em campanhas de conscientização para que outros comerciantes possam se adequar às normas e não precisem ser multados;
 
3. Junto ao Poder Executivo, trabalhar para que as escolas municipais estejam todas elas prontas e adaptadas a receberem alunos que tenham algum tipo de deficiência. 
 
Por fim, para a juventude, Aldenisio Júnior tem apresentado as seguintes propostas:
 
1. Inserir o jovem na política através de cursos de formação política a serem oferecidos pelo Poder Público Municipal;
 
2. Incentivar a prática empresarial, artística e cultural, incluindo a criação junto ao Poder Executivo de um espaço de múltiplas atividades destinado aos jovens (esportes, música, artes plásticas, teatro, literatura, formação empreendedora etc);
 
3. Promover estágios no âmbito da Câmara Municipal de Porto Velho para jovens estudantes das faculdades portovelhenses, bem como garantir aos jovens o transporte gratuito para todos aqueles que estejam matriculados em qualquer instituição de ensino do Município.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS