REDES SOCIAIS: TRE/RO concede liminar para que WhatsApp bloqueie ofensas contra Leo Moraes

A representação foi movida pela defesa do candidato a deputado federal, patrocinada pelo advogado Márcio Nogueira

REDES SOCIAIS: TRE/RO concede liminar para que WhatsApp bloqueie ofensas contra Leo Moraes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O candidato a deputado federal Leo Moraes (Podemos) ingressou com representação eleitoral contra usuário de rede social e a empresa Facebook relatando, entre outros pontos, a veiculação de vídeo ofensivo com conteúdo inverídico divulgado através do WhatsApp.

 

A defesa de Leo Moraes, patrocinada pelo eleitoralista Márcio Nogueira, do escritório Rocha Filho, Nogueira e Vasconcelos Advogados, alegou que o vídeo em questão retrata, de forma descontextualizada, o apoio do parlamentar ao Projeto de Lei que diz respeito à criação do Conselho de Políticas Públicas e Direitos Humanos para a população LGBTTT.

 

Nogueira informou à Justiça Eleitoral que o conteúdo da mensagem é distorcido da realidade e, por isso, traz prejuízo à honra de Moraes “e tem o potencial de incutir falso juízo nos eleitores acerca das qualidades do candidato”.

 

Por conta disso, requereu a concessão de liminar a fim de que fosse determinada a retirada do conteúdo. Além disso, o advogado pediu que, no mérito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) confirmasse a liminar, se concedida, “com a consequente procedência da representação para impedir nova veiculação da postagem em questão, sob pena de indiciamento pelo crime de desobediência”.

 

A juíza auxiliar Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral deferiu a liminar para determinar a intimação do WhatsApp para que promova, no prazo de 24h a contar da notificação, o imediato bloqueio de uploads e downlods e remoção dos servidores e memória cache do conteúdo exibido.

 

A magistrada determinou, ainda, que o vídeo seja incluído em uma “blacklist, de modo a impossibilitar novos envios ou compartilhamentos por usuários do referido aplicativo, e/ou armazenado nos servidores do WhatsApp”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS