CULTURA: Nova chapa promete resgatar tradição de Jerusalém da Amazônia

Integrantes querem promover a união do grupo para resgatar a maior tradição religiosa-cultural da região

CULTURA: Nova chapa promete resgatar tradição de Jerusalém da Amazônia

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A associação do Grupo Teatral Êxodo iniciou um processo de transição da cadeira de presidente. Após anos de administração o Presidente atual, Joel Limoeiro, está apoiando a nova chapa Unidos Êxodo para nova presidência da associação.
 
Liderada por Alexandre Ronald a chapa pretende realizar mudanças e resgatar o grupo teatral de um período de desunião, a sede passará por melhoria, o que está levando Alexandre a promover união desde o início da candidatura. Novos padrões de liderança farão com que o patrimônio cultural seja novamente elevado a visão pública e saia do esquecimento. 
 
A Jerusalém da Amazônia é uma cidade cenográfica localizada a aproximadamente 15 km do centro de Porto Velho, às margens da BR 364, no sentido Candeias do Jamari. É considerada a segunda maior cidade cenográfica do gênero sacro no Brasil e no mundo, ocupando uma área de quatro hectares com 16 cenários naturais e construídos. 
 
Anualmente, homenageia-se a tradição com o espetáculo teatral 'O Homem de Nazaré', encenação da Paixão de Cristo, frequentada por um público totalmente mobilizado, e com entrada social mediante doação de 1 kg de alimento.
 
Em 2019, cerca de oito mil espectadores assistiram ao espetáculo realizado durante Corpus Christi, desde 2022, com nova gestão do Grupo Teatral Êxodo (presidida por Joel Limoeiro), o espetáculo foi reformulado: durando cerca de duas horas, passou a iniciar ao entardecer, às 18h, com elenco de cerca de 100 atores em ensaios intensivos.   
 
O Grupo Êxodo lançou o 'Projeto PIX Cultural', uma campanha para arrecadar recursos para a reconstrução do muro da cidade, considerado a manutenção mais urgente da Jerusalém da Amazônia. A nova estrutura, chamada de 'Muro da Nova Jerusalém', prevê a criação de uma Santa Ceia com impressionantes 140 metros de largura e 4 metros de altura, planejada para se tornar a maior da América do Sul, o projeto busca envolver a comunidade local e empresas, com convite para qualquer pessoa ou empresa colaborar por meio de doações.
 
Recentemente, foi anunciada a candidatura de uma nova chapa à presidência da Associação Clube Teatral Êxodo, responsável pela gestão da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia. A proposta da nova liderança surge com o objetivo de renovar os rumos do projeto, fortalecer o diálogo com a comunidade artística e ambiental local e garantir maior transparência e participação nas decisões. 
 
A chapa também sinaliza interesse em retomar parcerias interrompidas, como a do projeto Terra Cura, e em ampliar o calendário de eventos culturais e educativos no espaço, valorizando o potencial turístico e social da Jerusalém da Amazônia. A eleição promete mobilizar diferentes setores da sociedade civil interessados na preservação e evolução desse importante patrimônio cultural de Porto Velho
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS