DOCUMENTÁRIO: ‘EFMM - O Começo de Tudo’ estreia em junho; filme é produzido pela Kerdy Produções

A narrativa é ilustrada por personagens da história real, os ferroviários Oscar Lima Ferreira, Carol Van Otto Denny, Afonso Johnson, Dionísio Schockness e Theophillus Schockness

DOCUMENTÁRIO: ‘EFMM - O Começo de Tudo’ estreia em junho; filme é produzido pela Kerdy Produções

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Roteirizado pelo jornalista Solano Ferreira e produzido pela Kerdy Produções, o documentário tem previsão de estreia dia 20 de junho em dois locais: Teatro Guaporé e na Casa de Cultura Ivan Marrocos. O doc estará disponível também no canal do YouTube Kerdy Produções.

 

O diretor João Luiz Kerdy destacou que o documentário é resultado de longo acervo colhido em audiovisual e que traz relatos inéditos de pioneiros que vivenciaram a EFMM como personagens da vida real. "Trata-se de testemunho oral em que ferroviários descrevem de forma emocionada, a importância da ferrovia e a dor de ver a desativação", ressaltou. Kerdy é autor de imagens e outras são de acervo histórico com registros desde a construção da lendária ferrovia.


Solano explica que “Seguindo uma cronologia temporal, o documentário faz um registro histórico dos principais fatos que motivaram a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), a obra mais complexa para a engenharia de construção do início do século 20”.

 

Depoimentos

 

De acordo com o roteirista, o filme destaca as tentativas de iniciar a obra com frustrações, mortes e prejuízos até que o projeto final concluído. “Além das narrações históricas em OFF (Locução), a narrativa é ilustrada por personagens da história real, os ferroviários Oscar Lima Ferreira, Carol Van Otto Denny, Afonso Johnson, Dionísio Schockness e Theophillus Schockness”.

 

 

Ele explica ainda que “Além de terem trabalhado como ferroviários na EFMM, os personagens são filhos de operários estrageiros que se aventuraram na Amazônia desconhecida”.

 

O desenvolvimento do documentário mostra as dificuldades enfrentadas com a reação dos indígenas não queriam a estrada de ferro em suas terras, os ataques de animais silvestres e peçonhentos, as doenças tropicais e as diversas mortes com febres fortes, malária e outras enfermidades.

 

Percival Farquar

 

O filme mostra que a ousadia do investidor Percival Farquar foi determinante para o sucesso do empreendimento que, ao ficar pronto, se deparou com o fim da Segunda Guerra Mundial e o principal produto que daria lucro para o empreendimento, a borracha vinda da Bolívia, já não representava mais valor que pudesse manter os trens rodando.

 

“Com tantos desafios, alguns vencidos e outros não superados, o certo é que a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré movimentou povos de diversas nações para fazer um projeto grandioso em plena floresta Amazônica quando ainda era totalmente desconhecida”, afirma o roteirista.

 

Por fim, Solano Ferreira pontua que o registro desse período é importante para recuperar a história desse empreendimento e eternizar os depoimentos de pioneiros que desbravaram o lugar e deixam como legado as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim e o início de Rondônia.

 

LPG

 

O documentário EFMM - O Começo de Tudo foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo/Governo Federal, via Sejucel.
Este é o segundo documentário da Kerdy Produções – o primeiro foi “A História da Flor do Maracujá, feito com recursos da Lei Aldir Blanc/Governo Federal, via Sejucel.

 

Ficha técnica

 

João Luiz Kerdy Produções Audiovisual e Direção
Solano Ferreira ( Roteiro)
Péricles sobrinho (Gestão do Projeto)
Carol Terra (Gestão de Mídias e Identidade Visual)
Renato Souza (Locução)

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS