A obra está disponível na Letras Amazônicas, Rua José de Alencar, 2868, Centro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com ilustração do artista plástico Flávio Dutka, a obra, segundo a autora, é repleta de memórias afetivas, convidando o leitor a conhecer o fascinante universo das farinhadas – uma prática tradicional profundamente enraizada na vida rural e ribeirinha da Amazônia.
“A Farinhada Lá na Casa do José” retrata com riqueza de detalhes a casa de farinha, o processo de produção da farinha, os objetos que contam histórias e as interações humanas que dão vida a essa tradição.
“É um retrato vibrante e autêntico da cultura amazônica!”, afirma a autora.
Quem é a autora
Ela é graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Mestre em Linguística pela Unir e doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (Câmpus São José do Rio Preto).
Atualmente, é Professora Associada I, na Fundação Universidade Federal de Rondônia e trabalha no Departamento Acadêmico de Ciências Linguagem, no Câmpus Jorge Vassilakis, em Guajará-Mirim/RO.
É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura, Língua(gens) e Memórias das/nas Fronteiras Amazônicas (GEPELLIM).
Também é membro da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).
Desenvolve pesquisas sobre "Linguagem, História, Memória, Cultura, Identidades e Literatura na Amazônia, com o intuito de compreender a constituição das fronteiras geográficas, históricas, linguísticas e culturais das comunidades urbanas, rurais e ribeirinhas na Amazônia e, assim, reconstituir e registrar suas línguas, memórias, saberes e práticas culturais e identidades.
Obras publicadas
- A farinhada lá na casa do José. Flávio Dutka (Ilustrador). Porto Velho: Temática Editora e Cursos, 2024.
- Sob a luz da Poronga: memórias de nordestinos em seringais da Amazônia. Porto Velho: Temática Editora e Cursos, 2023.
- Fragmentos de amor e saudades. Porto Velho: Temática Editora e Cursos, 2023.
- Literatura e História: vozes e marcas identitárias dos sujeitos amazônicos na produção literária de Porto Velho e Guajará-Mirim/RO. Porto Velho: Temática Editora, 2016.
Co-autora
A ecritora é co-autora das obras: O Cabeça de Cuia e a Mãe da Seringueira (ALVES, Eva da Silva e Et alii.)
A mãe da Seringueira e a Onça. 1ª ed. Porto Velho: Educar, 2021. ALVES, Eva da Silva e Et alii.
Florestas e rios: a encantaria amazônica. 1ª ed. Porto Velho: Educar, 2021. Essas obras formam um trilogia de contos amazônicos.
É co-organizadora dos livros: Diálogos entre lugares: educação, literatura e memória e Diálogos entre lugares II: educação e literatura e memória
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!