A ativista abordará “Mulheres Indígenas em Contextos Urbanos”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o tema “Nunca mais um Brasil sem nós!”, Semana dos Povos Indígenas tem por objetivo criar mecanismos para que vozes indígenas compartilhem suas perspectivas e experiências, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento dessas comunidades na construção da história e identidade brasileira. Com ampla programação, a atividade iniciou dia 09/11.
A intervenção da educadora e ativista indígena Nikita Nhandeva ocorrerá no formato virtual, por meio da plataforma do Youtube do Ifro, das 16h às 17h30.
Organizado em regime de colaboração entre os Campi Porto Velho Zona Norte, Porto Velho Calama, Guajará-Mirim e Reitoria, o evento conta com uma programação diversificada de atividades presenciais e virtuais.
Ariádne Quintela, Coordenadora do Neabi no Campus Porto Velho Zona Norte, destacou a importância da iniciativa: “completamos 15 anos da Rede Federal em Rondônia e enfrentamos muitos desafios para implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) no âmbito do IFRO”, pontuou.
Segundo ela, ainda existem alguns campi sem este Núcleo, “que é de extrema importância para promover ações que se debruçam sobre temas tão relevantes como as questões afro-brasileiras e indígenas”.
“Por isso, a ação conjunta dos Campi Porto Velho Calama, Guajará-Mirim, Porto Velho Zona Norte e colaboradoras(es) é singular no sentido de ampliar esse debate e essas reflexões em uma edição que reúne indígenas falando sobre questões indígenas e que pretende alcançar a visibilidade necessária que o projeto colonizador tentou apagar por mais de 500 anos”, enfatiza a coordenadora.
Com informações do Ifro
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!