LEO GANDELMAN: Renomado saxofonista lança projeto e grava filme ‘Canções da Floresta do Amazonas’

A gravação acontece no Teatro Amazonas nesta quarta,12, e quinta-feira, 13, com ingressos gratuitos para o público.

LEO GANDELMAN: Renomado saxofonista lança projeto e grava filme ‘Canções da Floresta do Amazonas’

Foto: Divulgação

"Canções da Floresta do Amazonas" é o nome do novo projeto audiovisual que será lançado por Leo Gandelman, um dos saxofonistas mais influentes do país, para celebrar a riqueza cultural e ecológica do Brasil. Acompanhado da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Otávio Simões, Leo gravará um filme com canções que remetem a uma viagem sensorial e poética pela maior floresta do mundo.

 

Além de músicas autorais de Leo Gandelman, o concerto também terá peças de Heitor Villa Lobos, Radamés Gnatalli e Antonio Carlos Jobim, três dos maiores compositores do Brasil, em adaptações inéditas para saxofone e orquestra.

 

"Este trabalho resgata a força da nossa música clássica e propõe uma atenção do público para a importância fundamental da Amazônia na existência de vida em nosso planeta. 'Sou músico de sopro e valorizo ainda mais o ar puro que precisamos para respirar.' O projeto sinaliza todas essas mensagens por meio da música", destaca Leo Gandelman.

 

Ailton Krenak

 

O concerto será aberto com um vídeo manifesto do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak. E durante a apresentação, serão exibidas no fundo do palco imagens em vídeo captadas e curadas por Oskar Metsavaht em suas incursões pela Amazônia e vivências com tribos locais. A ideia é gerar uma imersão na floresta e sensibilizar o público para a conexão entre a experiência musical e a preservação do meio ambiente.

 

Já as músicas de Tom Jobim terão como cenário uma sequência de imagens do fotógrafo Cafi, que entre as décadas de 70 e 90, realizou mais de 260 capas de discos de expoentes da MPB como Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo e também do próprio Leo Gandelman. Cafi foi o autor da capa do primeiro disco do saxofonista.

 

Oskar Metsavaht é responsável pela direção visual e também pela direção de arte do espetáculo, essa última, junto com Léo Gandelman.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ji-Paraná tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Cornelio em São Miguel do Guaporé?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS