COLETIVO MADEIRISTA: Mostra Inventário das Sombras está em cartaz na Casa de Cultura Ivan Marrocos

A mostra inclui uma obra interativa, na qual o expectador poderá pintar a sombra de uma árvore

COLETIVO MADEIRISTA:  Mostra Inventário das Sombras está em cartaz na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Foto: Divulgação

Mais de uma centena de obras de arte contemporânea em diversos formatos estão disponíveis ao público até o dia 31 de maio na Casa de Cultura Ivan Marrocos, na mostra comemorativa dos 20 anos do Projeto Inventário das Sombras. Esse trabalho celebra as ações do projeto de Artes Integradas que inscreveu Rondônia no circuito mundial da arte, vencendo o Unesco Digital Arts Awards no ano de 2007 ao concorrer com coletivos e artistas de 240 países.

 

Na mostra, os artistas do Coletivo Madeirista apresentam um mix de trabalhos atuais com alguns dos primeiros projetos recebidos, numa releitura interativa do conceito expositivo, incluindo QrCodes para linkar as imagens existentes no site do Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia, o MIIS-RO, onde a página do projeto está hospedada.

 

A mostra inclui ainda uma obra interativa, na qual o expectador poderá pintar a sombra de uma árvore, assinar o seu trabalho e ter sua contribuição somada ao projeto colaborativo, compartilhando essa ação com outras milhares de pessoas que já experenciaram a participação no projeto.

 

Essa ação começou nas calçadas da Casa de Cultura em outubro de 2004, e, dali se espalhou por diversas cidades de Rondônia, do Brasil e do exterior, recebendo contribuições nos mais diversos formatos via internet: fotografia digital, arte correio, colagem, gravura digital, além de performances e intervenções urbanas presenciais que desacralizam o status da obra de arte e do conceito de artista.

 

Filme

 

O projeto virou filme curta-metragem, e em sua estreia no festcineamazônia em 2008, levou cinco troféus Mapinguari.

 

Nos diversos formatos que se apresenta, participou de três Bienais, vários festivais internacionais de arte, de cinema e de cultura digital, mostrando a capacidade da arte rondoniana de se dizer em qualquer lugar do mundo.

 

Saiba mais sobre o projeto:https://miis-ro.org/inventario-das-sombras

 

Fonte: Assessoria
 

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS