IFRO: Aluna ilustra capa de livro ontologia e ética do pensamento indígena brasileiro

A pintura foi inspirada em uma das fotografias da exposição "Afetividade Poética do Lugar" de Ederson Lauri Leandro.

IFRO: Aluna ilustra capa de livro ontologia e ética do pensamento indígena brasileiro

Foto: Divulgação

A discente do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena, Ana Luísa Marques Caldeira, ilustrou a capa do livro "Ontologia e Ética do Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami", de Ricardo Valim.

 

A ilustração "Água Corrente", que faz parte da coleção “Memórias do Guaporé”, foi feita com a técnica "óleo sobre tela" para a "Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura" que aconteceu durante os dias 16, 17 e 18 de novembro no IFRO de 2023 no Campus Porto Velho Calama.

 

 A pintura foi inspirada em uma das fotografias da exposição "Afetividade Poética do Lugar" de Ederson Lauri Leandro.

 

Apaixonada por arte

 

 Na nota sobre a capa, a discente destaca que "durante minha vida sempre fui apaixonada por todo tipo de arte e a expressão dos sentimentos, por isso em uma visita ao Museu de História Rondoniense, quando ainda morava em Porto Velho e era aluna do professor Ricardo Valim, me deparei com a exposição fotográfica de Ederson Lauri Leandro na qual, meses depois, me inspirei para pintar a tela que se tornou capa deste livro”.

 

 A arte ainda segundo ela, foi feita com a técnica óleo sobre tela e retrata a vivência índigena na região do Rio Guaporé no estado de Rondônia.

 

 

“Acredito que a cultura e diversidade dos povos originários devem ser conhecidas e valorizadas. Seus costumes e técnicas são ricos, afinal, ninguém conhece melhor a Amazônia do que quem nela habita há milênios! Esses fatores encorajam-me a criar ‘Água Corrente’”.

 

Sobre o livro

 

O livro é uma pesquisa sobre filosofia indígena com o tema “Ontologia e Ética no Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami” realizada no Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Linha de Pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR.

 

A obra foi institucionalizada junto ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Calama.

 

Leia o livro em: https://www.fundarfenix.com.br/ebook/314pensamentoindigena


 

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Ney da Paiol em São Felipe Do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Buritis tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS