O edifício foi inaugurado no ano de 1953 e nele funcionava o antigo Porto Velho Hotel
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Localizado na região central de Porto Velho, RO, o prédio da reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município em abril passado.
O edifício foi inaugurado no ano de 1953 e nele funcionava o antigo Porto Velho Hotel, famoso por receber personalidades influentes na época.
O hotel foi desativado em 1974, e em 1979 passou a abrigar o Palácio das Secretarias.
Universidade
Na década de 80 tornou-se sede da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Em 1988, foi tombado como patrimônio histórico pelo Estado de Rondônia.
Na década de 80, o prédio abrigava os cursos então ofertados pela Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro): Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
Posteriormente, em 1982, a Unir passou a ofertar cursos superiores e a realizar suas atividades acadêmicas no edifício.
Com a expansão da Universidade, dos cursos e a chegada de novos campi no interior, a estrutura tornou-se sede da Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade, onde hoje são realizadas atividades administrativas.
Além de ações administrativas, o prédio é também palco de atividades acadêmicas como palestras, cursos e eventos promovidos pelos cursos de graduação, promovendo o fomento à cultura e conhecimento.
Para o professor do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm) da Unir, Dante Ribeiro da Fonseca, o tombamento é uma reafirmação da importância do edifício, que configura uma das primeiras obras públicas na área central de Porto Velho.
Com informações da Assessoria da Unir.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!