JANGO NO EXÍLIO: Longa, que estreia dia 28 nos cinemas, apresenta imagens inéditas do ex-presidente

Documentário revela cotidiano de Jango no exílio e último aniversário na Argentina

JANGO NO EXÍLIO: Longa, que estreia dia 28 nos cinemas, apresenta imagens inéditas do ex-presidente

Foto: Divulgação

Os doze anos em que o ex-presidente João Goulart (Jango) ficou exiliado no território uruguaio e argentino, durante a ditadura militar serão retratados no documentário “Jango no Exílio”, que estreia nos cinemas dia 28 deste mês.

 

O filme chega aos cinemas no mês em que o golpe completa seis décadas.

 

O longa inicia com Jango a caminho de Montevidél, em meados de abril de 1964, e finaliza com a morte controversa na província argentina de Missiones, em dezembro de 1976.

 

 

O longa é assinado pelo diretor e roteirista Pedro Isaías Lucas, que já retratou num curta as circunstâncias da morte do ex-presidente.

 

Com depoimentos da família do ex-presidente, incluindo a ex-primeira-dama Maria Tereza e os filhos do casal, Denize e João Vicente, o filme percorre os endereços em que Jango morou no exterior (fazendas, sobretudo) e revela imagens inéditas dele nesses lugares.

 

 

São registros que incluem desde o ex-presidente passeando num carrinho de cortar grama em Maldonado (nos arredores de Punta del Este) até uma “churrascada” que ele fez para comemorar seu último aniversário em Mercedes, aos 57 anos, em março de 1976.

 

Há ainda trechos do documentário dedicados a recuperar os três planos frustrados de retorno à terra natal e o seu encontro com o adversário Carlos Lacerda, em 1967, para formar a Frente Ampla, bem como a relação, complicada, com Leonel Brizola.

 

Fonte: Lauro Jardim - O Globo

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS