Inscrições encerram dia 25 de janeiro. O Festival será no formato presencial e virtual
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste ano, o 2º Cine RO, que acontece em maio, dá um passo adiante ao introduzir uma mostra específica dedicada a filmes que retratam a rica tapeçaria cultural e a biodiversidade da Amazônia. Esta plataforma única visa destacar as narrativas, assim como a beleza histórica e natural da região, proporcionando aos cineastas amazônicos uma oportunidade de se destacarem no cenário mundial.
Além da mostra específica para filmes amazônicos, o 2º Cine RO apresentará outras mostras virtuais paralelas, abordando temas como representatividade feminina, negritude, questões indígenas, LGBTQIA+, ambientalismo, entre outros. O festival também reconhecerá e premiará talentos excepcionais em diversas categorias.
Na primeira edição, em 2023, se inscreveram 1.416 filmes. “Este ano, a expectativa é que o número seja superior”, afirma cineasta Édier William, produtor do evento, acrescentando que o Festival será um ponto de encontro para o cinema, unindo especialistas de todos os países em um espetáculo visual.
Janela para o mundo
Com uma abordagem híbrida, o festival combinará exibições presenciais e virtuais, tornando as obras acessíveis globalmente através do site festcinero.com e das redes sociais do evento.
“Os cineastas terão a oportunidade de apresentar uma variedade de trabalhos, desde curtas e longas-metragens a clipes musicais e produções experimentais, todos sob o manto da diversidade e expressão artística”, destaca Édier.
Regras
• Elegibilidade: Aberto para filmes produzidos no Brasil ou internacionalmente, desde que em português ou com legendas em português.
• Variedade de Categorias: Curtas de ficção, documentários, animações, experimentais, estudantis, clipes musicais e longas-metragens.
• Padrão de Qualidade: Exigência de resolução mínima de 1920 x 1080p (Full HD).
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do festcinero.com, Festhome.com ou FilmFreeway.com. Uma curadoria especializada avaliará os filmes submetidos, e os selecionados serão notificados e destacados nas redes sociais do festival.
Patrocínio
Esta celebração do cinema é possível graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio da Funcer, produção da Zenital Produções, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil.
Fonte: Assessoria
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!