"Obviamente, receber o prêmio é só um reflexo do trabalho de todos os professores", afirmou um dos premiados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os acadêmicos Alice Bastos, Marcos Miranda, Ana Laura Gomes e Loide Gonçalves, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foram premiados no 12º Prêmio MPRO de Jornalismo, em solenidade ocorrida em 16 de novembro, na sede do Ministério Público de Rondônia em Porto Velho. Jornalistas e estudantes foram premiados em quatro categorias: Cinegrafia, Destaque Acadêmico, Telejornalismo e Web Jornalismo.
Reportagens premiadas
Na categoria Destaque Acadêmico o curso de Jornalismo da UNIR dominou as indicações. Alice Bastos e Marcos Miranda foram os vencedores com a reportagem Transporte Público: o farol azul no porto do mar de asfalto. O material vencedor foi originalmente publicado em um produto experimental do curso, o site jornalístico Morcegada. A reportagem aborda, de maneira poética, a realidade dos portovelhenses envolvidos diariamente nos problemas do transporte coletivo e a atuação do Ministério Público de Rondônia para garantir melhorias nesse aspecto.
Marcos Miranda: “Quando meu nome foi pronunciado, naquele lugar, na presença daquelas pessoas e com uma trilha sonora de aplausos fazendo parte daquele momento, senti uma imensa felicidade e êxtase que transbordava do meu corpo. Uma felicidade por terem lido o que tinha escrito. Ali eu tive a noção do que eu tinha feito. Obviamente, receber o prêmio é só um reflexo do trabalho de todos os professores que me banharam de conhecimentos e técnicas para que eu pudesse aplicar nesse mar seco, agradeço muito ao trabalho deles”, descreveu o acadêmico Marcos Miranda, acadêmico da primeira turma de Jornalismo da UNIR em Porto Velho.
A acadêmica Ana Laura Gomes recebeu prêmio pelo segundo lugar com a reportagem Sem transporte escolar, estudantes de zonas rurais de Rondônia estão fora da escola há quase 3 anos, veiculada no site O Eco. Na reportagem, Ana Laura abordou os enfrentamentos vivenciados por crianças que convivem com irregularidades no transporte escolar, e acabam empurradas para o trabalho precoce e o garimpo.
Loide Alves Gonçalves, também na categoria Destaque Acadêmico, foi premiada em terceiro lugar com a reportagem Projetos sociais levam educação e dignidade menstrual a detentas e pessoas de baixa renda em RO, publicada no G1 Rondônia. Na reportagem, Loide abordou ações realizadas pelo MPRO, que ofereceu curso de confecção e distribuição de absorventes e de educação menstrual para detentas e pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado.
A aluna também foi finalista na categoria Web Jornalismo, e recebeu o prêmio pelo terceiro lugar com a reportagem MP e projetos sociais lutam para garantir a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica em RO, veiculada no Portal SGC.
O professor Allysson Viana Martins, docente no curso de Jornalismo da UNIR e idealizador do Jornal Experimental Morcegada, ressaltou que a intenção do Morcegada sempre foi ser um espaço de experimentação para os estudantes: “A ideia era trabalhar com produções mais aprofundadas e que trouxessem aspectos multimídias latentes no jornalismo digital. A matéria de Marcos Miranda e Alice Bastos cumpre de maneira mais do que suficiente e satisfatória esses pré-requisitos, sobretudo ao trabalharem com um gênero jornalístico pouco tradicional, que é a crônica. Além de uma leitura agradável em diálogo com a produção visual, ambos conseguiram trazer um olhar próprio e carregado de afeto para um problema que afeta cotidianamente toda a população portovelhense, que é o transporte público.”
O docente comenta ainda que o prêmio veio para coroar não apenas a atuação dos dois estudantes que durante todo o curso se envolveram em projetos de extensão, pesquisa, inovação e ensino, mas ainda o recente reconhecimento que o curso de Jornalismo da UNIR perante o MEC, ao atingir nota máxima já em sua primeira avaliação. “É uma demonstração que temos feito um excelente trabalho em conjunto, em especial, professores e estudantes”, finalizou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!