AMAZÔNIA RIBEIRINHA: Professora de Geografia da Unir lança livro infantil 'A jiboia encantada'

A protagonista da narrativa mostra os efeitos do encantamento na luta pela sobrevivência na floresta e a importância da preservação das jiboias na Amazônia.

AMAZÔNIA RIBEIRINHA: Professora de Geografia da Unir lança livro infantil  'A jiboia encantada'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A professora pesquisadora Lucileyde Feitosa, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançou recentemente o livro infantil “A jiboia encantada". Produto de pesquisas, experiências e aprendizados com os moradores dessa região, o livro é uma publicação da Casa Editorial de Curitiba e marca a estreia da autora na literatura infantil com a obra para divulgação da Amazônia Ribeirinha.

 

O livro é um convite para conhecer o espaço amazônico ribeirinho, no convívio dos moradores com os animais e a natureza, destacando as aventuras de uma jiboia encantada - a protagonista da narrativa, que mostra os efeitos do encantamento na luta pela sobrevivência na floresta e a importância da preservação das jiboias na Amazônia.

 

A autora mantém cotas para distribuição gratuita do livro às crianças mais carentes. No caso de Porto Velho, a distribuição será destinada às crianças ribeirinhas. “Em consulta aos professores das escolas ribeirinhas, acharam melhor que a doação fosse feita às escolas para que os professores possam trabalhar com a obra. Além disso, o acesso ao livro seria democratizado a todos os alunos do Ensino Fundamental”, comentou a autora.

 

Diante disso, Lucileyde fará a doação de cinco exemplares às escolas Henrique Dias, na comunidade de São Carlos, Manuel Maciel Nunes, na comunidade de Nazaré, e para a escola Pe. Anchieta, localizada na Gleba Rio Preto. Para a escola Dra. Ana Adelaide Grangeiro, na comunidade de Calama, serão doados sete livros. A Escola Municipal Francisco Braga, localizada na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, também será contemplada com os livros. Ao todo serão doados 22 livros para cinco escolas ribeirinhas. O livro também conta com versão em braile, que será doada à biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em Porto Velho.

 

O lançamento do livro aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro, na capital de São Paulo, no Centro de Eventos e Hospedagem Sagrada Família, no bairro Ipiranga. No primeiro dia (11), o lançamento ocorreu no Educandário Sagrada Família, projeto social das irmãzinhas da Imaculada Conceição, que atende mais de 200 crianças em condição de vulnerabilidade social. E o segundo dia (12) foi dedicado ao público adulto, sendo o lançamento prestigiado por professores de diversos estados do país.

 

Lucileyde também contou com o talento da artesã Arlete Cortez, de Porto Velho, que fez duas jiboias de pano para que o público pudesse interagir com a personagem e conhecer sua importância na sustentabilidade da vida na floresta amazônica.

 

Sobre a autora

 

Lucileyde Feitosa Sousa nasceu em Teresina, Piauí, e mora em Porto Velho desde 1982. É professora no Departamento de Geografia da UNIR, pesquisadora, pós-doutora em Geografia, doutora em Geografia, mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, graduada em Letras-Português e Licenciada em Geografia.

 

É integrante da Academia Rondoniense de Letras (ARL), participa do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia, colabora na divulgação de pesquisas e ações educativas voltadas às populações tradicionais, por meio de sua Coluna Amazônia Ribeirinha (Portal Amazônia e ConectAmazônia).  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS