A protagonista da narrativa mostra os efeitos do encantamento na luta pela sobrevivência na floresta e a importância da preservação das jiboias na Amazônia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A professora pesquisadora Lucileyde Feitosa, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançou recentemente o livro infantil “A jiboia encantada". Produto de pesquisas, experiências e aprendizados com os moradores dessa região, o livro é uma publicação da Casa Editorial de Curitiba e marca a estreia da autora na literatura infantil com a obra para divulgação da Amazônia Ribeirinha.
O livro é um convite para conhecer o espaço amazônico ribeirinho, no convívio dos moradores com os animais e a natureza, destacando as aventuras de uma jiboia encantada - a protagonista da narrativa, que mostra os efeitos do encantamento na luta pela sobrevivência na floresta e a importância da preservação das jiboias na Amazônia.
A autora mantém cotas para distribuição gratuita do livro às crianças mais carentes. No caso de Porto Velho, a distribuição será destinada às crianças ribeirinhas. “Em consulta aos professores das escolas ribeirinhas, acharam melhor que a doação fosse feita às escolas para que os professores possam trabalhar com a obra. Além disso, o acesso ao livro seria democratizado a todos os alunos do Ensino Fundamental”, comentou a autora.
Diante disso, Lucileyde fará a doação de cinco exemplares às escolas Henrique Dias, na comunidade de São Carlos, Manuel Maciel Nunes, na comunidade de Nazaré, e para a escola Pe. Anchieta, localizada na Gleba Rio Preto. Para a escola Dra. Ana Adelaide Grangeiro, na comunidade de Calama, serão doados sete livros. A Escola Municipal Francisco Braga, localizada na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, também será contemplada com os livros. Ao todo serão doados 22 livros para cinco escolas ribeirinhas. O livro também conta com versão em braile, que será doada à biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em Porto Velho.
O lançamento do livro aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro, na capital de São Paulo, no Centro de Eventos e Hospedagem Sagrada Família, no bairro Ipiranga. No primeiro dia (11), o lançamento ocorreu no Educandário Sagrada Família, projeto social das irmãzinhas da Imaculada Conceição, que atende mais de 200 crianças em condição de vulnerabilidade social. E o segundo dia (12) foi dedicado ao público adulto, sendo o lançamento prestigiado por professores de diversos estados do país.
Lucileyde também contou com o talento da artesã Arlete Cortez, de Porto Velho, que fez duas jiboias de pano para que o público pudesse interagir com a personagem e conhecer sua importância na sustentabilidade da vida na floresta amazônica.
Sobre a autora
Lucileyde Feitosa Sousa nasceu em Teresina, Piauí, e mora em Porto Velho desde 1982. É professora no Departamento de Geografia da UNIR, pesquisadora, pós-doutora em Geografia, doutora em Geografia, mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, graduada em Letras-Português e Licenciada em Geografia.
É integrante da Academia Rondoniense de Letras (ARL), participa do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia, colabora na divulgação de pesquisas e ações educativas voltadas às populações tradicionais, por meio de sua Coluna Amazônia Ribeirinha (Portal Amazônia e ConectAmazônia).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!