ENCONTRO: Fórum de Cultura reúne gestores de 26 municípios com objetivo de unificar ações nesse segmento

O evento teve um caráter formativo, buscando guiar os municípios na realização dos procedimentos necessários para receberem os recursos da Lei Paulo Gustavo

ENCONTRO: Fórum de Cultura reúne gestores de 26 municípios com objetivo de unificar ações nesse segmento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Juventude da Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) tem realizado ações extremamente relevantes para o desenvolvimento cultural em Rondônia, uma dessas ações é o Primeiro Fórum de Gestores e Dirigentes da Cultura de Rondônia, que ocorreu nos dias 04 e 05 de Abril em Ji-Paraná.


A iniciativa teve a presença de representantes do Ministério da Cultura e o Secretário-Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, Superintendente da SEJUCEL, Lourival Júnior, Movimento Pró-Cultura, Conselhos Estadual e Municipais de Cultura. O Fórum está gerando repercussão em todo o estado.


O Fórum foi um feito histórico, reunindo representantes da gestão cultural de 26 municípios. Foi a primeira vez que tantas pessoas responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da cultura rondoniense estiveram reunidas no propósito de unificar ações em todo o estado. O evento teve um caráter formativo, buscando guiar os municípios na realização dos procedimentos necessários para receberem os recursos da Lei Paulo Gustavo, que somam mais de 40 milhões de reais: 25 milhões para o Estado e 15 milhões para os 52 municípios de Rondônia, a serem empregados no setor cultural.


Esse montante sendo aplicado no setor cultural provocará um impacto imensurável, possibilitando a realização de mais eventos, obras artísticas e iniciativas que visam preservar, promover e difundir a cultura rondoniense.
O Superintendente da Sejucel, Lourival Junior, destaca que "O nosso governador Coronel Marcos Rocha nos passou a missão de desenvolver os segmentos da cultura e do esporte. Na cultura estamos fazendo história. Nunca vimos antes esse compromisso por parte do executivo estadual com esse setor. Através deste Fórum a gente visa garantir que todos os municípios consigam acessar os recursos da Lei Paulo Gustavo. Imagine 40 milhões fomentando o setor cultural. É isso que o Governo de Rondônia prospecta".


O Secretário da Casa Civil Junior Gonçalves, em sua participação, afirmou o compromisso do Governo em realizar ações que promovam o desenvolvimento da cultura rondoniense e ressaltou que a cultura vive um momento de grande importância dentro do Governo, pois está sendo reestruturada, deixando de ser uma Superintendência vinculada à Secretaria de Educação para se tornar uma Secretaria.


O investimento nesse setor é fundamental, pois a cultura é parte essencial da identidade e história de um povo, desempenhando um papel importante na economia, atraindo turistas e gerando empregos.


Marfiza de França, cantora, produtora cultural e uma das articuladoras do Movimento Pró-Cultura, relembra que “O diálogo proposto pelo movimento, em carta aberta endereçada aos candidatos, durante as eleições, elencando as 5 principais demandas da classe cultural, resultou no cumprimento da demanda principal: Criar uma secretaria de cultura. Compromisso feito pelo Governador Coronel Marcos Rocha, que recentemente anunciou a transformação da SEJUCEL em Secretaria. Nosso empenho agora é pela reestruturação da pasta e garantia de corpo técnico que possa executar das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2”.
  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS