As inscrições são abertas a comunidade interna e externa da Unir
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), abriu chamada pública (acesse aqui) para inscrição de propostas de atividades culturais a serem apresentadas no VIII Festival UNIR Arte e Cultura: Memórias da Gente. O evento acontecerá no período de 19 a 27 de novembro de 2022, e as inscrições de propostas seguem até dia 16 de outubro, neste link.
Como a chamada é aberta a toda a sociedade rondoniense, tanto pessoas da comunidade acadêmica (alunos, docentes e técnicos administrativos) quanto da comunidade externa (pesquisadores, artistas, músicos, poetas, fotógrafos, produtores culturais, professores, etc.) podem apresentar propostas para integrar a programação do festival.
As propostas deverão se enquadrar nos seguintes eixos temáticos: (a) artes cênicas (teatro, dança, palhaçaria, circo, performance); (b) música (Mpb, Pop, Hip Hop, Funk, Reggae e outros gêneros); (c) música erudita; (d) banda de rock; (e) literatura (sarau, poesias, lançamento de livros, intervenções poéticas); (f) artes visuais (instalação, fotografia, vídeo, gravura e outras linguagens); (g) audiovisual (exibições, mostras, projeções e outras ações; (h) diversidade cultural (cultura afro, religiosa, ribeirinha, migratória e outras).
A edição deste ano do Festival de Arte e Cultura integra as comemorações dos 40 anos de fundação da UNIR, completados em julho de 2022. E o tema escolhido, Memórias da Gente, além de evocar o lema dos 40 anos da UNIR (Patrimônio da Gente), reforça a importância da arte e da cultura para a constituição da memória institucional, regional e estadual.
Sobre a escolha do tema, a coordenadora de Cultura da UNIR, professora Patrícia Goulart Tondineli, explica: “Memórias porque sua 1ª edição foi a quase 10 anos, em 2013; memórias porque a experiência artística e cultural amplia a memória individual e a coletiva; memórias porque o Festival faz parte da história da UNIR; memórias porque o Festival, neste ano, foca principalmente em manifestações artísticas e culturais que resgatem a história da UNIR ou que tenham a UNIR, ou Rondônia, ou a região Amazônica, como essência da edição”.
Festival UNIR Arte e Cultura
O evento objetiva criar espaços para divulgação da cultura e da arte desenvolvida em Rondônia, promovendo o intercâmbio entre os agentes produtores da comunidade acadêmica e comunidade externa. Com isso, a ideia é provocar discussões e contribuir significativamente com a formação cultural e artística dos discentes, docentes e técnicos da UNIR e da sociedade em geral, colaborando com a consolidação da Universidade como espaço de difusão e de fomento de atividades artísticas e culturais no Estado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!