A Agenda 21/2030 é composta por 8 eixos temáticos, cada eixo se constitui de diversas proposições
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia – MAMA e o Instituto de Mulheres da Amazônia (IMA), irão lançar a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia durante a programação do X FOSPA na Casa de Resistência de Mulheres. De acordo com Concita Maia, Presidente do (IMA), estão previstos mais de um lançamento da Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia.
A Agenda foi construída e elaborada por mulheres dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e apresenta estratégias para fortalecer as políticas públicas para mulheres na região. Além de elaborar propostas que possibilitem avançar na garantia e na ampliação de direitos sobre os territórios numa perspectiva interseccional e integradora de múltiplas realidades, influenciando mudanças na agenda pública que melhore a qualidade de vida das mulheres em suas diversas pluralidades.
A Agenda 21/2030 é composta por 8 eixos temáticos, cada eixo se constitui de diversas proposições, sendo eles: Desenvolvimento Agroecológico, Humano e Sustentável: Agricultura familiar, tradicional, extrativismo e meio-ambiente; Política de enfrentamento a crise dos Sistemas Alimentares; Direito à terra com igualdade para as mulheres do campo e da floresta; Saúde, Cuidado, Direitos sexuais e Direitos reprodutivos; Enfrentamento a violência contra a mulher e o Feminicídio; Educação, Cultura, mídias igualitárias e democráticas, inclusivas para a igualdade e diversidade; Organização e Poder; Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social.
Dos nove estados participantes do X Fórum Social Pan Amazônico (FOSPA), Rondônia segue rumo ao X FOSPA com uma delegação de Mulheres do Fórum Popular de Mulheres e outros segmentos da sociedade civil que formam as Organizações Sociais do Estado de Rondônia.
Fórum Pan Amazônico – X FOSPA
Criado em 2001, o Fórum Social Pan-Amazônico é um evento de alcance global que surge no âmbito do Fórum Social Mundial, na perspectiva de lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. Compõem o FOSPA os países que pertencem a Amazônia afirma a região Pan-Amazônica como um espaço geopolítico no qual os povos seguem sua luta contra o colonialismo, o capitalismo, o racismo, o patriarcado, o extrativismo, e tantas outas violências que a Amazônia e seus povos veem sofrendo. Em 2022 a cidade de Belém no Pará vai sediar o X FOSPA nos dias 28 à 31 de Julho e irão acontecer cinco Casas de Saberes sendo elas: Casas dos Bens Comuns, Casa dos Povos e Direitos, Casa dos Territórios e Autogoverno, Casa Mãe Terra e Casa das Resistência das Mulheres com diversas atividades durante toda a programação.
Link de acesso para a Agenda:
https://imabr.org/agenda-2021-30/
Todas as atividades serão divulgadas nas redes oficiais do IMA: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube @ima.brasil
Contato:
Helen Perrella (38) 991716626
E-mail: ima.acre@gmail.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!