OCEANOS: Prêmio de Literatura oferece R$ 250 mil para os três primeiros colocados

As inscrições podem ser feitas pela editora ou pelo autor da obra

OCEANOS:  Prêmio de Literatura oferece R$ 250 mil para os três primeiros colocados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Se encontram abertas até 24 de abril as inscrições para “Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa”. O valor total do prêmio é de 250 mil reais – 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.

 

Podem ser inscritas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros romance, poesia, conto, crônica e dramaturgia, e publicadas entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

 

As inscrições podem ser feitas pela editora ou pelo autor, com o preenchimento da ficha de inscrição e a inclusão da obra inscrita, tanto em versão impressa quanto digital, em formato PDF no site itaucultural.org.br/oceanos. O regulamento desta edição também está disponível na página.

 

A plataforma digital que disponibiliza os formulários de inscrição e recebe os PDFs dos livros inscritos para leitura e avaliação dos jurados foi desenvolvida pelo Itaú Cultural (IC) e vem, a cada edição, realçando as informações das literaturas em língua portuguesa para melhor atender às necessidades dos meios acadêmico, editorial e livreiro.

 

Juri internacional

 

Os livros inscritos e validados pela curadoria do prêmio são lidos e avaliados por júris internacionais compostos de escritores, poetas, professores e críticos literários dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

O processo de avaliação é realizado em três etapas consecutivas. Na primeira, o Júri de Avaliação elege as 50 obras semifinalistas entre os concorrentes e escolhe, por votação, os membros dos júris subsequentes (Intermediário e Final).

 

Na segunda etapa, o Júri Intermediário seleciona dez finalistas entre os 50 semifinalistas eleitos pelo júri anterior. Por fim, na terceira etapa, o Júri Final escolhe os três vencedores entre os dez finalistas.

 

Curadores

 

Em 2022, o Oceanos passa a contar com um novo membro do corpo de curadores: o moçambicano Nataniel Ngomane, professor da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (veja sua entrevista ao Conexões Itaú Cultural).

 

Ngomane junta-se aos jornalistas Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil (veja sua entrevista ao Encontros de interrogação), e à pesquisadora Matilde Santos, de Cabo Verde, que também é curadora da Biblioteca Nacional desse país. A coordenação é da gestora cultural Selma Caetano.

 

A ideia de um time plural de curadores vem para fortalecer a presença do prêmio nos diferentes países que têm o português como língua oficial. Para o Oceanos, uma equipe de curadores transnacional – especialmente da África, cujas literaturas têm um tom bastante original, por se tratar de produções mais recentes se comparadas às de Portugal e de outros países da Europa – pode intensificar o intercâmbio literário, tão necessário para as literaturas de nosso idioma.

 

Em 2021, foram premiados O plantador de abóboras, do escritor timorense Luís Cardoso de Noronha, em 1o lugar; O ausente, do brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, em 2o lugar; e O osso do meio, do português Gonçalo M. Tavares, em 3o lugar.

 

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa
abertura das inscrições segunda 14 de março, às 12h
até domingo 24 de abril de 2022, às 23h59

Preencha a ficha de inscrição e submeta a obra no site

 

Fonte: Itaú Cultural

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS