Veja a coluna de Silvinho Santos, que agora escreve “Lenha na Fogueira” em substituição ao pai
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por Silvinho Santos
No último sábado (19) aconteceu na Casa de Cultura Ivan Marrocos a cerimônia de posse da nova diretoria da FESEC – Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de Rondônia. Na ocasião estiveram presentes várias personalidades do contexto cultural carnavalesco da capital e até mesmo do estado.
O Deputado Estadual Sargento Eyder Brasil e o Jobson Bandeira da SEJUCEL – Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, foram autoridades públicas que compuseram parte da mesa e em suas falas demonstraram estar abertos para apoiar o segmento. Bom saber.
****
A nova presidente empossada é a Ana Lúcia que, pelo berço que tem acredito, não medirá esforços para desenvolver um bom trabalho à frente da entidade.
A nova diretoria da FESEC é composta por: Ana Lúcia Barroso da Silva (presidente), Analice Pinheiro da Silva (vice-presidente), Alda Soares Melo (secretária), Francisca Márcia de Jesus (assessora da diretoria) Alberto Sidnei, Antônio das Chagas e Pedro Wilson (conselho fiscal), Sebastião Andrade (Diretor financeiro), André Oliveira (Diretor social), Naiara Paiva (Diretora de eventos), Dr. Ernande Segismundo (diretor jurídico).
****
O Superintendente da SEJUCEL em sua fala ressaltou. Para que as agremiações usufruam dos recursos destinados a cultura é necessário que as mesmas desenvolvam seus projetos de forma correta e submetam aos editais culturais. Dessa forma fica bem mais fácil de obter apoio por parte do governo disse ele. Enfim, além de todo o desafio de realizar o carnaval das escolas de samba numa época de incertezas sobre o futuro, a nova diretoria precisa trilhar o caminho das pedras dando um suporte para que as agremiações possam solicitar recursos perante o poder público.
O agora ex-presidente da FESEC, Reginaldo dos Santos Cardoso o “Makumbinha” já havia citado em entrevistas anteriores que não conseguiu realizar o projeto administrativo sonhado por ele no período em que esteve à frente da entidade. Segundo ele por falta de apoio do poder público e também as dificuldades enfrentadas pela área da saúde acabaram influenciando nas dificuldades do repasse de verba para o carnaval das escolas de samba. Na ocasião, em sua fala, reiterou suas dificuldades e desejou prosperidade a nova equipe.
****
Bem, de minha parte, o que tenho a desejar para à nova diretoria é que tenham muita força e garra para enfrentar essa caminhada. Não é fácil.
****
Mudando de pau pra cacete, outra notícia boa é que a Funcultural agora está nas redes sociais com o “Papo Cultural”, um espaço virtual no formato “Pod Cast” destinado a entrevistas com pessoas que fazem a cultura acontecer dentro de seus segmentos. De antemão quero aqui agradecer o convite feito à minha pessoa, pelo amigo Eudes Claudino - Diretor do Departamento de Cultura para participação no programa.
****
Para finalizar, foi lançada na noite de ontem nas redes sociais a Marchinha Oficial da “Banda do Vai Quem Quer” para o carnaval de 2022. A marchinha, na verdade uma marcha rancho, composta por mim Silvinho Santos e faz alusão de forma reflexiva ao momento que estamos passando e reitera a necessidade de termos paciência pois, na graça de Deus tudo isso vai passar.
****
Quer escutar a nova marchinha...? acessa aí as redes sociais da Banda do Vai Quem Quer. E enquanto isso guarde o confete e a serpentina pra usar, EM CASA curtindo a transmissão da Live da Banda, que será no dia 26, sábado de carnaval às 16:00 pelo facebook e transmitida também pela Rede TV.
****
Ah, só pra vocês saberem. Estarei publicando a “Lenha na fogueira” sempre aos domingos. Ainda sou novo por aqui, não tenho bagagem que “veinho” tinha pra falar diariamente.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!