As Mulheres do Aluá conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O espetáculo As Mulheres do Aluá terá temporada online nesta sexta,19, sábado,19, e domingo,20, através das principais plataformas digitais. O projeto foi contemplado no Edital nº 34/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Mary Cyanne Prêmio de Produção Artístico-Cultural para transmissões ao vivo/gravadas - Lei Aldir Blanc.
Sobre As Mulheres do Aluá
As Mulheres do Aluá conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas.
Com histórias marcadas pela violência, elas foram rés em processos judiciais que revelam as dificuldades em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia, influenciado pelo ciclo da borracha e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O espetáculo foi concebido a partir desta pesquisa cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Essas histórias registradas nas páginas frias dos processos foram transformadas em dramaturgia e virou espetáculo. Quatro mulheres/personagens: Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina são condenadas e trancadas em celas que ficam numa cidade abandonada no interior da floresta, com o passar do tempo se transformaram em “mulheres de pedra”, uma vez por ano saem desta condição para beber e festejar o “ALUÁ”, enquanto estão preparando a bebida relembram suas memórias/lembranças, bebem o aluá e depois voltam à condição de mulheres de pedra.
O encenador, com fina sensibilidade, construiu uma encenação estética usando elementos que estabelece um ritual de quatro mulheres, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos processos de confecção do aluá e é banhada pelas memórias e pelos mitos amazônicos.
Trajetória As Mulheres do Aluá
Em 2016 espetáculo As Mulheres do Aluá foi selecionado para circular pela Amazônia Legal, no projeto Sesc Amazônia das Artes;
Em 2018 círculo em 38 cidades brasileiras, através do Palco Giratório, maior circuito de artes cênicas do Brasil;
Selecionado pelo Edital Petrobras de circulação nacional, sendo apresentado em Boa Vista (RR) e Macapá (AP)
Ficha Técnica
Elenco: Agrael de Jesus, Amanara Brandão, Flávia Diniz e Zaine Diniz
Dramaturgia: Euler Lopes Teles
Pesquisa: Chicão Santos e Nilza Menezes
Concepção de figurino: Zaine Diniz
Concepção Cenográfica e Luz: Chicão Santos
Preparação de voz: Marcos Grutzmacher
Fotografia: Leonardo Valério
Assessoria de Imprensa/Comunicação: Eliane Viana
Serviço
As Mulheres do Aluá – Temporada virtual
Período: 18, 19 e 20/02/2022
Horário: 19h
Transmissão: Facebook e YouTube.
Autor: Eliane Viana
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!