Matéria editada em 01/11 para corrigir a data do evento e do encerramento das inscrições.
O festival acontece entre os dias 29 deste mês (Novembro) a 03 de dezembro. Esta edição traz o tema Arte & Vida. O festival é um espaço de divulgação da arte e da cultura desenvolvidas em Rondônia. Podem participar tanto a comunidade acadêmica da universidade, como a comunidade externa.
O período para as inscrições de propostas de atividades a serem incluídas no festival podem ser enviadas até este domingo,31/10. Para enviar proposta basta preencher o formulário on line.
Neste ano o Festival acontecerá totalmente online, a exemplo do que já ocorreu em 2020, com transmissões através de diferentes plataformas. Neste formato as ferramentas de interação de cada plataforma, como Youtube, Google Meet e redes sociais como Instagram e Facebook, serão utilizadas para garantir a participação do público.
De acordo com a pró-reitora Neiva Araújo, o tema do festival deste ano, Arte & Vida, foi proposto para refletir sobre a contribuição da arte para a vida. “Isso é fundamental, especialmente por causa do momento que todos vivemos, em que os cotidianos foram alterados, as pessoas ficaram mais distantes fisicamente umas das outras e, quase sempre, foi em uma expressão artística que buscaram saídas”, diz a pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis.
Os detalhes sobre a submissão de propostas de atividades, e sobre a realização do festival podem ser consultados no edital, disponível aqui. A expectativa é de que sejam recebidas propostas de todo o Estado de Rondônia, e mesmo de outras regiões do país, como já ocorre desde edições anteriores do festival. “O nosso festival é um evento plural, aberto e capaz de reunir pessoas com os mais diferentes interesses, por isso todo mundo é bem-vindo”, salienta Neiva Araújo.
São nove eixos temáticos
Artes Cênicas, que recebe propostas de teatro, dança, palhaçaria, circo e performances;
Música erudita, para apresentação de recitais ou miniconcertos de música vocal ou instrumental em conjunto ou solo;
Música Popular, apresentações de gêneros musicais variados, como MPB, Pop, Hip Hop, Funk, Reggae, entre outros;
Literatura, para propostas de sarau, poesias, lançamento de livros e intervenções poéticas;
Artes Visuais, instalação, fotografia, vídeo, pintura, gravura e outras linguagens visuais;
Audiovisual, para exibições, mostras, produções em áudio ou audiovisual e outras ações);
Diversidade Cultural, para propostas que envolvam cultura afro, religiosa, ribeirinha, migratória e outras;
Oficinas e minicursos, com propostas que contemplem a realização de atividades que tenham no mínimo 4 horas e no máximo 8 horas;
Rodas de conversa, para propostas que envolvam intercâmbio cultural e debate sobre fruição artística e poética de obras de artes, reunindo professores, alunos, comunidade e membros de diversos grupos que circundam a produção cultural.
Fonte: UNIR