VILLA-LOBOS: Pesquisa revela a paixão do maior compositor erudito da América Latina pela Amazônia

Ao mesmo tempo em que o maestro influenciou a produção musical local, sua genialidade também foi influenciada pelo meio e até por parceiros nativos com quem compôs

VILLA-LOBOS: Pesquisa revela a paixão do maior compositor erudito da América Latina pela Amazônia

Foto: Plenarinho

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O músico e pesquisador Eduardo Dias, 51 anos, lançou-se na investigação sobre a passagem do compositor Heitor Villa-Lobos pela Amazônia. O maior compositor de música erudita da América Latina esteve de 1910 a 1912 pela região, transitando em cidades como Belém, Santarém, Óbidos e Manaus.
 
 
Ao mesmo tempo em que o maestro influenciou a produção musical local, sua genialidade também foi influenciada pelo meio e até por parceiros nativos com quem compôs. São esses sinais que Dias procura no livro que começou a produzir com a Bolsa de Pesquisa do Instituto de Artes do Pará (IAP).
 
 
O trabalho já foi iniciado e deve resultar em uma exposição com fotos e documentos no Teatro Vitória, em Santarém, no próximo dia 13 de dezembro, quando o pesquisador encerra essa fase inicial de estudos.  "Precisamos nos apropriar de Villa-Lobos para a Amazônia. A região tem uma importância grande para sua obra e ele mesmo se reonhecia como um dos nossos. A intenção da pesquisa é resgatar esse traço", comenta.
 
 
Eduardo Dias diz que até hoje os estudos e biografias sobre Heitor Villa-Lobos não deixam claro sobre sua presença na Amazônia e alguns críticos chegaram inclusive a duvidar da viagem. O pesquisador já recolheu documentos na cidade de Óbidos que comprovam que o compositor tinha familiares morando no município do Baixo Amazonas. 
 
 
"A pesquisa tem essa preocupação de recolher esse registro e montar o quebra-cabeça da passagem de Villa-Lobos na região", comenta. Ele acrescenta que a origem da família do compositor está na Espanha, mas, que também, seus antepassados chegaram a Cuba e, entraram  no Brasil pela fronteira amazônica.
 
 
Matéria completa em O Liberal
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS