RAYKA VIEIRA: Pela primeira vez uma mulher trans disputa o concurso Miss Brasil

"Nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha vida, já que oportunidades são raras para a comunidade LGBTQIA+", conta Rayka

RAYKA VIEIRA: Pela primeira vez uma mulher trans disputa o concurso Miss Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O concurso de Miss Brasil - Concurso Nacional de Beleza (CNB) -, que terá sua final na quinta-feira (19), pode eleger a primeira mulher transexual como ícone da beleza brasileira: a goiana Rayka Vieira, de 26 anos. 
 
Em mais de 60 anos de realização do concurso, esta será a primeira vez que uma trans será recebida. A candidata eleita Miss Brasil ganha uma vaga para a disputa no internacional Miss Mundo, que até hoje também não teve candidata transexual. 
 
A candidatura de Rayka foi anunciada em setembro passado. Ao F5, da Folha de S. Paulo,  ela contou como sua vida mudou desde que entrou na competição: “demorei para assimilar. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha vida, já que oportunidades são raras para a comunidade LGBTQIA+. Hoje já absorvi melhor e posso dizer que estou muito feliz de viver este sonho”.
 
Em um país repleto de preconceitos, Rayka também contou que passou a receber ataques desde o início de sua candidatura: “Chegaram até mim inúmeras críticas, ofensas, piadas, ironias, agressividades, machismo. Isso me deixou mais assustada, e com certeza contribui para minha ausência momentânea da internet. Tive receios de postar qualquer coisa, me posicionar, falar. (...) Eu sempre tive medo do que iam falar de mim. (...) Mas minha família, amigos e colegas me deram conselhos e fui ficando mais tranquila. O lado bom disso tudo, é que as mensagens positivas anularam essa coisa negativa, e hoje não tenho medo de me mostrar e aproveitar as oportunidades que a vida me trouxer".
 
"Que a participação de mulheres trans em concursos tradicionais possa ser algo natural, e que meu único atributo não seja ser trans", pede Rayka.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS