A montagem traz uma reflexão sobre a lenda indígena do boto e os casos de abuso de meninas e mulheres na Amazônia.
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A programação especial do projeto Casa em Cena segue nesta sexta-feira (09), com a exibição do espetáculo As Nove Luas, da Cia de Artes Fiasco, de Porto Velho. Com transmissão no YouTube e Facebook a partir das 20h (horário local), a montagem traz uma reflexão sobre a lenda indígena do boto e os casos de abuso de meninas e mulheres na Amazônia.
A Cia Fiasco, sob a direção do dramaturgo Fabiano Barro, se dedica às pesquisas nas áreas de Teatro, Dança e Performances desde 2001, com foco nas realidades do cotidiano amazônico, desenvolvendo uma investigação sustentada nos vários cenários étnicos, respeitando a realidade e o imaginário dos povos.
O espetáculo As Nove Luas é um dos muitos frutos desse trabalho da companhia que, com cenas construídas a partir de relatos reais, nos convida a refletir sobre como essa mitologia serve para justificar abusos sofridos por meninas ribeirinhas há décadas e décadas na região. Além da peça, essa pesquisa deu origem ainda a um documentário, com o mesmo nome.
A montagem estreou em Porto Velho no ano de 2017 e circulou pelas cidades de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Candeias do Jamari, além de apresentações destinadas à comunidades indígenas e ribeirinhas. Participou também do FESTAC - Festival de Teatro do Acre (Rio Braco/AC).
Após a exibição do espetáculo, Fabiano Barros bate um papo com Juraci Júnior sobre o processo criativo e de pesquisa para a construção do espetáculo e a importância social do trabalho. Toda a programação do Casa em Cena conta com acessibilidade linguística para surdos.
O projeto Casa em Cena foi contemplado no edital nº 77/2020/ SEJUCEL-CODEC - 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para transmissões ao vivo/gravadas – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
Ficha técnica
Elenco: Ana Paula Venâncio, Gisele Stering, Marcela Bonfim e Adrian Shasse
Direção e dramaturgia: Fabiano Barros
Cenografia e objetos: Fabiano Barros
Confecção de cenografia: Ismael
Figurinos: Michele Saraiva e Fabiano Barros
Maquiagem: Michele Saraiva e Fabiano Barros
Luz e operação: Fabiano Barros, Marya Braga e Osias Cardoso
Música e direção musical: Rinaldo Santos
Preparação de elenco: Michele Saraiva e Cláudio Zarco
Imagens (vídeo e fotos): Michele Saraiva
Programação visual: Michele Saraiva
Direção de produção: Marya Braga
Idealização do projeto: Cia de Artes Fiasco
Autor do Texto: ASSESSORIA DO EVENTO
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!