ABRAPA: Protocolo para a retomada do setor de eventos prioriza consumidor; são 40 páginas

Elaborado por um grupo de estudos formado por 26 membros da diretoria e conselho da Abrape, contou também com a consultoria de um médico infectologista.

ABRAPA: Protocolo para a retomada do setor de eventos prioriza consumidor; são 40 páginas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), entidade que representa 270 produtoras e promotoras do segmento de cultura e entretenimento no País, apresentou um protocolo para a retomada gradual dos eventos suspensos e cancelados em virtude da pandemia de coronavírus.

 

Respeitando as medidas sanitárias necessárias, o documento, que tem como objetivo padronizar procedimentos em todo o território nacional, considera as regras e as especificidades de cada estado e permite que as empresas planejem o retorno quando as instâncias governamentais autorizarem a realização das atividades.

 

Pilares – Protocolo

 

Três pilares embasam o protocolo de 40 páginas: Comunicação, Distanciamento Social, Higienização, Sanitização do Ambiente e Monitoramento.

 

As fases são separadas por cores e classificação: Preta (risco alto e muito alto, sem evento), Laranja (risco moderado, opera com restrições), Amarela (risco baixo, opera com restrições reduzidas), Verde (risco muito baixo, opera com cuidados) e Azul (sem risco, opera sem restrições).

A avaliação entre a mudança de fases deve ocorrer a cada 14 dias, a partir da realidade atual de cada cidade, levando em consideração todos os indicadores de controle do Covid-19.

 

Elaborado por um grupo de estudos formado por 26 membros da diretoria e conselho da Abrape, contou também com a consultoria de um médico infectologista. Teve como base o Plano de Recomendações e Sugestões para a Retomada da Indústria de Eventos no Brasil, do governo federal, as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e documentos internacionais como a Medición Regional del Impacto del Covid-19 em el Sector de La Cultura, da Unesco, e o Protocolo Opening Up Americana Again, do governo norte-americano.

 

Padronização

 

A cadeia produtiva de eventos é fundamental para a economia do país. Com 60 mil empresas, gera 1 milhão e 893 empregos diretos e terceirizados e representa 4,32% do PIB. Estima-se que, entre 2013 e 2019, vem crescendo, em média, 6,5% ao ano.

 

“É preciso sempre lembrar que fomos o primeiro segmento impactado pela pandemia e seremos um dos últimos a retomar as atividades. Articular de forma responsável o retorno dos eventos é uma estratégia imprescindível para preservar a saúde das pessoas, manter e gerar empregos e impulsionar um setor que recolhe, anualmente, cerca de R$ 48 bilhões em impostos”, lembra o presidente da Abrape, Doreni Caramori.

 

Sobre a ABRAPE

 

Criada em 1992 com o propósito de promover o desenvolvimento e a valorização das empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, a associação tem, atualmente, 270 associados, sediados em 22 Estados da Federação.

 

A entidade congrega as principais lideranças regionais e nacionais do segmento, tem no portfólio de associados empresas como a Live Nation, Opus Entretenimento, T4F e mega eventos, como o Festival de Verão de Salvador e a Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos. 

 

Fonte: Abrape

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS