O evento está sendo realizado com o apoio do Instituto federal de Educação - Ifro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e a Embaixada de Barbados no Brasil são parceiros no Festival Internacional Do Mar do Caribe à beira do Madeira. O evento tem por objetivo criar um registro da culturalidade amazônida regional de Porto Velho, com uma perspectiva internacional e que seja uma tradição cultural porto-velhense. A realização do Festival colabora para a preservação e valorização da cultura, história, memória, gastronomia, musicalidade, historiografia, literaturas, documentários, intercâmbios e incentivar as expressões culturais diversas do município de Porto Velho.
A programação inicia às 19 horas, do dia 09/11 (sábado), no Teatro Guaporé. O Festival Internacional representa a concretização da “Semana Barbados X Brasil/Porto Velho”. Na oportunidade será lançado o livro “Mar do Caribe à Beira do Madeira” (Editora Appris), de autoria da Bibliotecária da Reitoria do Instituto Federal de Rondônia, Cledenice Blackman. Ela atualmente é doutoranda em Educação no convênio do IFRO com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Marília).
A obra é resultado das pesquisas realizadas há mais de 14 anos por Cledenice Blackman, que também é historiadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO). A autora explica que o material bibliográfico vem romper com a história regional, nacional e internacional no sentido de desmistificar conceitos tidos como verdades cristalizadas sobre o processo imigratório para o Brasil, para regiões como: Belém, Manaus, Porto Velho, Espírito Santo e outros territórios brasileiros do povo negro das regiões que compõem as Antilhas Inglesas durante o período fins do século XIX e início do XX, conhecidos na historiografia como sendo barbadianos.
A Professora do IFRO, Rosa Martins, escreve na sinopse que “este livro nos convida a assumir uma postura diante da vida, de respeito e empatia, pois para reconhecer a si e ao outro, é preciso chegar mais perto”.
No evento, o tema da palestra da embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson, será “Nos vemos em Barbados 2020”. Haverá ainda apresentação cultural de Luana Shockness, Kaltman Shockness, Matheus Shockness, Pastoras do Asfaltão e do poeta Mado. https://portal.ifro.edu.br/component/content/article?id=9327
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!