ASFALTÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Na próxima sexta feira dia 15, a escola de samba Asfaltão realiza o Baile Amarelo e Preto

ASFALTÃO: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No próximo sábado 16, a primeira-dama do município de Porto Velho realiza no Clube da OAB a Feijoada Solidária.


 

**********

 

Ano passado a Feijoada Solidária, aconteceu na ELOS e foi o maior sucesso, este ano a coordenação resolveu levar para o Clube da OAB onde o espaço é bem melhor.


 

*********

 

Até porque, a atração será um dos melhores interpretes de samba enredo do Brasil Dominguinhos do Estácio.


 

*********

 

Vai lá, compra logo o convite que custa apenas R$ 30 e ajuda entidades filantrópicas de nossa cidade. Por uma boa causa e porque a Feijoada é das Melhores, assim como a atração, vale a pena adquirir o convite e passar uma tarde curtindo o melhor do samba de raiz com Dominguinhos do Estácio.


 

********

 

Depois da Feijoada da Solidaria o negócio é correr para o Mercado Cultural e participar do Baile Municipal, quando o prefeito de Porto Velho vai passar a Chave da Cidade às mãos de Sua Majestade Rei Momo 1º e Único.


 

*********

 

Depois dessa solenidade, o negócio é brincar carnaval até o dia clarear no Calçadão Manelão, ao som de muito frevo e marchinhas tradicionais.


 

*********


 

A festa acontece a partir das 21 h, no Mercado Cultural, na região central da capital.

 

*********


 

A prefeitura de Porto Velho homenageia neste carnaval, a professora Marise Magalhães Costa Castiel nossa maior e melhor carnavalescas em todos os tempos.


 

**********

 

Dona Marise foi coordenadora do Bloco carnavalesco do Clube Ypiranga, tornando-se a maior vencedora de títulos do nosso carnaval de rua no estilo Bloco de Clube Social.


 

*********

 

Sua grande rival foi a senhora Neyre Azevedo que coordenava o Bloco do Bancrévea Clube considerado o clube da elite das elites de Porto Velho.


 

********

 

No final da década de 1960, Marise Castiel assume como carnavalesca da escola de samba Os Pobres do Caiari, e a escola que até então (ano de 1970), não havia ganho nenhum carnaval da rival Diplomatas, venceu sei primeiro carnaval com o Enredo “Sinhá Moça e a Abolição”, o primeiro enredo de uma escola de samba de Porto Velho. Tivemos a oportunidade de compor o samba e também pela primeira vez, vencemos o quesito samba enredo.


 

***********

 

Carnavalescas por excelência, Marise Castiel colaborou com a escola de samba Os Diplomata escrevendo para o carnaval de 1976, o enredo “As Amazonas e os Amuletos Verdes”, o samba foi de Minha autoria em parceria com o Babá. Vale salientar que em 1986, a Caiari não desfilou, a disputa foi com a recém-criada escola de samba Mocidade Independente do KM-1 fundado por Mim e Pelo Bainha.


 

***********

 

A Caiari volta ao carnaval de rua de Porto Velho, em 1979 e dona Marise mais uma vez assume como carnavalesca. Toronou-se então campeão em 1979, 1980, 1981.


 

**********

 

Para o carnaval de 1985 ela fez parte da equipe que desenvolveu o enredo: Ceará, Lendas, Rendas e Crenças que ficou mais conhecido como “Ceará de Iracema”. O samba é de autoria do Sílvio M. Santos, Baba e Haroldo.
 

**********
 

Em 1986, escreve o enredo A Amazônia de Orelana a Coutou e com o samba de autoria do Bainha a escola foi campeã.

 

**********

 

Seu último carnaval como carnavalesca da escola Os Pobres do Caiari foi no ano de 1987, quando colocou na avenida o tema “Sob o Límpido Azul do Céu o Verde Selvagem da Amazônia” o samba foi do Bainha e a escola não logrou êxito perdendo para o tema da Diplomatas “Simpatia é Quase Amor escrito pelo Flávio Daniel e samba de Minha Autoria em parceria com o Torrado.


 

Nada mais justo do que homenagear dona Marise Castiel dando seu nome ao carnaval de Porto Velho!


 

*********

Porém, muitos estão contestando a iniciativa da Funcultural em homenageá-la, justamente num ano no qual, a prefeitura não vai realizar os desfiles das escolas de samba.


 

**********

 

Escolas de Samba - A maior paixão da carnavalesca Marise Castiel!

 

 

Baile Amarelo de Preto

da escolas Asltão na sexta

 

 


 

Na próxima sexta feira dia 15, a escola de samba Asfaltão realiza no Clube dos Empregados da Ceron – AEC o Baile Amarelo e Preto – Uma Noite na Grécia.

 

A escola última campeã do carnaval de escola de samba em Porto Velho, vai colocar os sambistas e foliões carnavalescos brincando carnaval, ao som da Banda Olimpo e participação da bateria Pura Raça contando ainda com a participação da Escola de Dança Estravadança.

 

O Baile está marcado para iniciar as 22 horas, a diretoria sugere que os foliões se apresentem fantasiados se possível com fantasias dentro do Tema, ou seja, com motivos “Gregos”. A diretoria da escola chama a atenção dos interessados em participar do Baile Preto e Amarelo, interessados em adquiri convite/mesa, que os mesmos estão se esgotando. “Provavelmente até a tarde de sexta feira, já não exista mais nenhum”, disse a diretora de comunicação Sílvia Pinheiro.


 

Concurso de Samba Enredo

 

A direção da escola, confirma presença no Concurso de Samba Enredo promovido pela Fesec em parceria com o Diário da Amazônia via coluna do Zekatraca, que vai escolher o melhor samba de enredo entre os sambas de todas as escolas filiadas a FESEC. A parceria campeã ganhará p troféu Sebastião Araújo da Silva – BABA.

 

O concurso vai acontecer domingo dia 3 de março, na Feira do Porto que acontece todos os domingos na Praça Aluízio Ferreira, na oportunidade, as escolas de samba irão apresentar casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Rainha da Bateria, Bateria e é claro o Samba Enredo.

 

O incio está marcado para as 19 horas, com entrada franca.

 

 

BLOCO

 

Bloco Murupi abre sede na Pinheiro Machado

esquina com a Presidente Dutra

 

 

 


 

O Bloco Murupi considerado o que oferece o melhor Open Bar do carnaval de rua de Porto Velho, já está com sua sede móvel, instalada na confluência das ruas Pinheiro Machado e Presidente Dutra no bairro Caiari, onde o folião simpatizante já pode adquirir seu abadá, para brincar carnaval no dia 3 de março, domingo de carna\val pelo circuito Caiari que abrange as ruas Pinheiro Machado, Tenreiro Aranha, Carlos Gomes até a praça das Três Caixas D’água.

 

O presidente Bruno informa que serão duas horas de open bar e mais, “Este ano limitamos o número de abadás, para poder atender melhor, nossos sócios durante o Open Bar”.

 

A Banda que vai animar os foliões na abertura dos trabalhos, domingo Dia 3 de março, é a sensação do carnaval de Porto Velho “Conexão do Frevo”.

 

O Murupi é o único bloco de Porto Velho que oferece três opções aos foliões, a primeira, é o Open Bar considerado o melhor da cidade, a segunda, é o Camarote Vip onde o folião convidado, tem 3 horas antes do início do desfile, para degustar os melhores tira-gostos de Porto Velho além de uma boa cerveja Skol e outras bebidas quentes. “Lembrando que os abadas já estão a venda na sede da Rua Pinheiro Machado com a Presidente Dutra no bairro Caiari”, lembra o presidente Bruno.

 

A concentração do bloco começa as 19 horas, do dia 3 de março e o desfile sai a meia-noite, pelo circuito Caiari. “Esperamos todos no nosso querido bloco Murupi”, finaliza Brunho.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS