O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social
Biblioteca Clarice Lispector de Vilhena / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A biblioteca Clarice Lispector gerida pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos do município de Vilhena conseguiu ser integrada ao programa Conecta Biblioteca, uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios, que tem como finalidade o estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. No estado mais três bibliotecas fazem parte da organização: uma em Ariquemes, outra em Serigueiras e a escola Monteiro Lobato, também do município de Vilhena.
O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Em Vilhena o espaço é aberto ao público, inclusive foi construída fora dos muros da instituição para facilitar o acesso. Tem capacidade para aumentar o número de leitores, pois entre aquisição e doações, já possui mais de doze mil exemplares disponíveis para empréstimos.
Em 2018, o Programa nacional abriu inscrições para a participação de outras bibliotecas. O Ceeja Vilhena, responsável pela Biblioteca Clarice Lispector, entrou em contato com o Programa no Rio de Janeiro e, através de e-mail, recebeu orientações sobre os passos da inscrição e a documentação necessária.
O Programa tem o apoio de ONGs como: RECODE, Bill e Melinda Gates, LINX, Estação Hack São Paulo from Facebook, PMEF Project Management Institute Educational Foundation, CARAVAN Studios e Microsoft. O Conecta Biblioteca contribui com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.
FORMAÇÃO
Para iniciar o desenvolvimento do programa, foi oferecido um treinamento à um profissional da escola. A Professora Wilma Macedo Barreira participou por três dias da formação no Rio de Janeiro, com despesas pagas pelo programa. Durante o evento aconteceram palestras e oficinas com diversos profissionais como Mansur Bassit (Secretaria de Economia da Cultura); Guilherme Relvas (Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas); Renata Costa (Plano Nacional do Livro e Leitura); Coordenadores da CARAVAN Studios, da Califórnia e Rodrigo Baggio (Ong RECODE). A ONG RECODE e a CARAVAN Studios são as idealizadoras do Programa Conecta Biblioteca e incentivam a busca de novas parcerias.
Em virtude dessas sugestões, a Biblioteca Clarice Lispector realizou uma pesquisa de opinião sobre o papel da biblioteca na comunidade. Após, foi formado um Comitê Jovem que fez entrevistas com líderes da comunidade para diagnosticar os anseios e definir as atividades que podem ser desenvolvidas pela biblioteca. Com o resultado, foi elaborado o projeto que está sendo desenvolvido pela biblioteca.
Em Novembro, a ONG RECODE abriu inscrições para diversos cursos visando o fortalecimento digital para profissionais das bibliotecas e para a comunidade. Houve indicação do Curso Tecnologias Exponenciais para premiar o 1º (R$ 800,00) e o 2º lugar (600,00) para as bibliotecas que tiverem mais concluintes. A Biblioteca Clarice Lispector está hoje em 1º lugar e temos vários cursistas concluindo, porém a competição continuará até 31/12/2018.
Informações sobre os Cursos oferecidos pela ONG Recode em parceria com a Biblioteca Clarice Lispector, do CEEJA Vilhena.
Cursos abertos ao público:
Cursos abertos apenas para servidores da Biblioteca:
Contato:
Profa. Wilma Macedo Barreira – Biblioteca Clarice Lispector – CEEJA Vilhena – wilmabarreira@gmail.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!