Evento cultural marcará o centenário de nascimento da professora Marise Castiel

Além de educadora, a professora inovou com a criação de enredos e fantasias carnavalescas

Evento cultural marcará o centenário de nascimento da professora Marise Castiel

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma ampla programação cultural marcará o centenário de nascimento da professora Marise Magalhães da Costa Castiel nesta segunda-feira,5, às 19h30, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Terá uma sessão especial da Academia de Letras de Rondônia (Acler), da qual a professora era patrona da cadeira 37. A educadora será homenageada também pela Liga das escolas de Samba de Porto Velho e pelos antigos integrantes da Escola de Samba Pobres do Caiari.


 

A professora Marise Castiel, como era conhecida, está intimamente ligada à implantação da Educação em Rondônia, ainda na época do Território do Guaporé, quando aqui chegou em 1947, com o marido Jaime Castiel, a convite do então prefeito de Porto Velho, Carlos Augusto Mendonça.


 

Fundadora da Escola Normal do Guaporé, hoje Instituto Carmela Dutra, da qual foi a primeira diretora, Marise Castiel foi vereadora, carnavalesca, folclorista e animadora cultural. Como Diretora de Ensino do Território, cargo equivalente hoje a Secretário de Estado, construiu grande parte das escolas antigas existentes em Porto Velho, incluindo os distritos e a região ribeirinha (lembrando que o município de Porto Velho abrangia toda a região do atual estado e Rondônia, exceto Guajará-Mirim).


 

Como carnavalesca da Escola de Samba Pobres do Caiari, Marise Castiel inovou com a criação de enredos e fantasias que encantavam a população porto-velhense. Na política foi vereadora e candidata a deputado estadual. Fez parte do grupo que trabalhou para a elevação do Território à categoria de Estado.


 

Programação


 

Segundo o acadêmico Samuel Castiel, a solenidade em homenagem ao centenário da professora Marise Castiel será dividida em três partes, com abertura pelo presidente da Academia de Letras de Rondônia, Francisco Chagas da Silva. Em seguida a saudação de autoridades presentes e, em nome da Acler, pronunciamento do acadêmico Adaídes Batista. A acadêmica Mariza Castiel de Carvalho, filha da homenageada, falará em nome da família.

 

Em seguida haverá a homenagem de alunos do Instituto Estadual de Ensino Carmela Dutra; apresentação de coral entoando o arranjo original do hino “Céus de Rondônia” e do samba preferido pela professora Marise Castiel. Ao final haverá a homenagem pela Liga das Escolas de Samba de Porto Velho e dos antigos integrantes da Escola de Samba Pobres do Caiari.


 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS