O objetivo é humanizar e embelezar a cidade através da intervenção artística.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em comemoração aos 103 anos da criação do município de Porto Velho, o Consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM), em Parceria com a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, estão presenteando a população com o projeto “Cidade Ilustrada”.
Desde o dia 2 de outubro, data do aniversário do município, o transporte coletivo de passageiros passou a circular com obras de artistas plásticos da capital.
O objetivo do projeto é humanizar e embelezar a cidade através da intervenção artística. O mesmo já acontece em outras capitais com pinturas em muros e paredes.
Em Porto Velho, o consórcio inovou e trouxe a intervenção para as laterais de dez ônibus que circulam em toda cidade. Além disso, a valorização do artista local foi priorizada e cada obra leva o nome de seu autor em destaque.
O projeto, sem custos para o município, contou com a parceria da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, onde foram realizados encontros dos artistas, palestras e escolha das obras.
O diretor Alexandre Dourado frisa a importância de elevar o nome dos artistas locais. “Temos muitas pessoas que fazem obras maravilhosas e infelizmente não são reconhecidos. Através destes ônibus vamos dar destaque ao nome dos artistas da nossa capital”.
Outro parceiro é o médico Viriato Moura, idealizador do concurso de pintura do Conselho Regional de Medicina, que deu nome ao projeto de “Cidade Ilustrada”.
Juntamente com o artista plástico Mikeliton Alves, convocaram os artistas, selecionaram as obras e prestaram toda a assistência artístico-cultural. “O objetivo é expandir esse projeto para dar mais vida a cidade através das obras dos nossos artistas plásticos”, acrescenta Mikeliton.
A artista plástica Mari Brusque é uma das participantes do projeto e elogia a iniciativa "é muito especial que me coloco de frente porque nunca fiz uma exposição e é uma oportunidade maravilhosa para nós estarmos lançando nossos trabalhos, os ônibus ficaram muito bonitos e eu só tenho a agradecer".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!