Entre os dias 3 e 6 de outubro, Porto Velho sediará a terceira edição do Festival de Literatura da Amazônia (Flama).
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre os dias 3 e 6 de outubro, Porto Velho sediará a terceira edição do Festival de Literatura da Amazônia (Flama). O evento acontece das 09 ás 20h, no Mercado Cultural e tem o objetivo de integrar as produções literárias da região ao restante do Brasil, bem como formar uma massa crítica visando o desenvolvimento de uma cultura de leitura e um público de leitores, a partir da inclusão de alunos da rede municipal de ensino.
O Flama apresentará como diferencial a inserção dos alunos das escolas municipais da capital, que serão contemplados com oficinas, contações de histórias e atividades artísticas. “Desde já estamos nas escolas, levando arte e poesia como meios de atingir as metas da secretaria: a melhoria na qualidade de ensino e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, informa a coordenadora do evento, Nábila Pimentel, técnica da Semed.
O festival surgiu em 2012, da iniciativa de diversos professores, dentre eles, o professor doutor Marcos Aurélio Marques, hoje secretário municipal de Educação de Porto Velho. As duas primeiras edições — 2013 e 2014 — aconteceram em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e antecedia a Jornada Literária. Neste ano o evento terá como slogan “A Amazônia está em toda parte”.
Apresentando um formato itinerante, o festival contempla diversas ações, tais como palestras, oficinas, exibição de filmes, fotografias, participação das escolas de música do município, participação das bibliotecas municipais Francisco Meireles e Viveiro das Letras, performances poéticas, shows musicais, além da presença dos alunos da rede municipal de ensino de Porto Velho.
As principais empresas do segmento literário participarão do evento como incentivo à leitura como Livraria Leitura, Livraria Paulinas, Livraria Evangélica, Livraria Espírita, Academia Rondoniense de Letras, Academia de Letras de Rondônia, Núcleo de Estudos Históricos e Literários/IFRO, Grupo de Estudos e Pesquisas Afro e Amazônicos/UNIR, Editora Temática e o Nerd Brazil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!